Nova edição do Censo GIFE será lançada no dia 28 de novembro

Por: GIFE| Notícias| 11/11/2019

Auxiliar as organizações em seus processos de tomada de decisão contribuindo para o fortalecimento e qualificação do campo do investimento social privado é o objetivo do Censo GIFE, que terá nova edição lançada no dia 28 de novembro. A pesquisa fornece informações relevantes sobre as principais características e tendências na prática dos maiores investidores sociais privados brasileiros a partir de dados dos associados GIFE.

Produzida bienalmente desde 2001 pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, a pesquisa aborda uma grande variedade de temas como tipo e volume de investimento, fontes dos recursos, análise de práticas de governança e gestão de pessoas, características e estratégias de atuação – atuação direta ou apoio a terceiros, por exemplo -, atuação em negócios de impacto social e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre outros. 

O Censo GIFE é voltado a investidores, pessoas e organizações da sociedade civil (OSCs), jornalistas, acadêmicos, pesquisadores e demais interessados em entender as mais recentes práticas do investimento social privado (ISP) brasileiro. 

Novidades 

O Censo 2018 teve 133 respondentes, 17 a mais do que em 2016. Entre as novidades da edição estão as novas temáticas abordadas, como inovação, prevenção de risco e gestão de crise, atuação em rede, influência do ambiente de atuação nas estratégias das organizações, além do aprimoramento de perguntas sobre comunicação, avaliação e apoio a organizações da sociedade civil (OSCs) e financiamento a terceiros. 

A nona edição da pesquisa será composta por um pacote de produtos: publicação, que apresentará uma leitura geral, além de descrição, contextualização, explicação e análise dos dados; apresentação dos achados em plataforma online, o Mosaico, que trará também tabelas e gráficos para visualização “crua” dos dados; infográficos com leituras possíveis; e relatórios de comparação para cada organização respondente. 

O Mosaico – Portal de Dados do Investimento Social será um hub de informações sobre ISP e OSCs. A plataforma contará com uma página somente com informações do Censo e reunirá, na Base de Projetos, informações de projetos e programas das organizações, mapeados por região geográfica. O portal apresentará também uma seleção plataformas, pesquisas e publicações que congregam dados sobre atuação, recursos e estrutura do campo do investimento social, da filantropia e das organizações da sociedade civil (OSC).  

Os respondentes do Censo 2018 puderam ainda participar da pesquisa organizacional do GIFE, que trará informações sobre cargos, salários, políticas de gestão e RH e de governança e cujos resultados agregados também estarão presentes no Censo GIFE. 

O questionário enviado às organizações divide-se em sete blocos: 1. Dados gerais da organização; 2. Governança e gestão; 3. Recursos financeiros; 4. Estratégias de atuação; 5. Projetos e programas; 6. Monitoramento e avaliação; 7. Comunicação; além de um bloco extra para checagem de dados e coleta de percepções dos respondentes sobre a pesquisa.

Participe 

O evento de lançamento da nova edição do Censo GIFE será realizado no dia 28 de novembro, a partir das 14h, na Biblioteca Mário de Andrade, localizada na Rua da Consolação, 94, em São Paulo.  

Após a apresentação dos dados do Censo e funcionalidades do Mosaico haverá um painel sobre “Fronteiras e Desafios da Filantropia e do Investimento Social no Brasil”, que dará continuidade ao debate iniciado na 1ª Mostra GIFE de Inovação Social e culminará na 11ª edição do Congresso GIFE, a ser realizada em 2020. 

O encontro também será palco do lançamento da segunda edição do Edital Fundo BIS que, em 2017, selecionou e apoiou projetos visando à ampliação da cultura e do volume de doações no Brasil; e de uma nova chamada de artigos GIFE. 

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional