Nova loja virtual comercializará trabalhos artesanais de grupos produtivos

Por: GIFE| Notícias| 05/05/2014

O site Justa Compra é o mais novo ponto de encontro entre consumidores conscientes e grupos produtivos de diversas regiões do Brasil. O projeto de e-commerce solidário viabiliza a venda de trabalhos artesanais de grupos de Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Camargo Corrêa (ICC) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e organizações como a Sitawi e a Solidarium.

Os 200 artesãos que formam a base do site estão envolvidos nessa iniciativa que viabiliza capacitação técnica, apoio para formalização e construção de planos de negócio para os empreendimentos. “Queremos potencializar a vocação empreendedora dos artesãos e oferecer a eles, além de aprendizado, caminhos para gerar renda familiar e para o desenvolvimento comunitário”, conta Jair Resende, superintendente do Instituto Camargo Corrêa.

Apoio para o desenvolvimento local

O foco direcionado para programas voltados para a geração de renda e empreendedorismo faz parte do investimento social do Instituto Camargo Correa, de forma estruturada, desde 2007. Francisco Azevedo, diretor executivo do ICC, explica que as ações buscam fortalecer a autonomia dos beneficiados para que possam empreender caminhos sustentáveis para o futuro.

“Primeiramente, avaliamos as vocações de cada localidade e detectamos grupos formais ou informais que possuem projetos de geração de renda. Por meio da parceria com o BNDES, por meio de seu departamento de Economia Solidária, estamos conseguindo impulsionar empreendimentos. Nosso olhar está voltado para o empoderamento dessas comunidades e, por consequência, para a geração de renda para diversas famílias em situação de vulnerabilidade”, explica.

O Instituto Camargo Correa é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional