Novas Fronteiras da Filantropia com Lester Salamon

Por: GIFE| Notícias| 21/05/2012

O GIFE convida a todos para um seminário e discussão com o Prof. Lester Salamon, da Universidade Johns Hopkins, que apresentará reflexões a partir do novo projeto Novas Fronteiras da Filantropia desenvolvido pelo Centro de Estudos sobre Sociedade Civil da Universidade.

O seminário contará ainda com a participação de dois debatedores: Marcos Nisti Instituto Alana e Viviane NaigeborinPotencia Ventures.
O projeto Novas Fronteiras da Filantropia do Centro de Estudos sobre Sociedade Civil da Universidade Johns Hopkins tem como foco modelos inovadores que ampliem o fluxo de capital em soluções sociais e ambientais.
Em um campo que antes era limitado ao assistencialismo, a programas corporativos de doação e agências de desenvolvimento, surgiu um desconcertante conjunto de novos instrumentos e instituições – tais como empréstimos, garantias de empréstimos, investimentos em equity, financiamentos colaborativos, bolsa de valores sociais e mercados secundários – uma nova fronteira da filantropia que é mais diversificada, mais empreendedora, mais global e mais colaborativa do que as formas tradicionais de filantropia.
Este projeto produzirá o primeiro livro concebido para desmistificar e legitimar essas novas abordagens e buscará uma iniciativa agressiva de ampliação do campo do investimento social de impacto para movê-lo em direção a um novo patamar de legitimidade, visibilidade, e atuação entre investidores, empreendedores sociais e funcionários do governo.
Durante o evento, Dr. Lester M. Salamon, diretor do projeto, irá apresentar os principais resultados e implicações para investidores sociais privados. Dr. Salamon irá levantar uma série de questões-chave, tais como:
– Quais questões ou discussões nos níveis executivo e programático conduzem uma fundação ou um fundo a começar a investir mais do seu orçamento e/ou endowments em novas ferramentas, tais como empréstimos e investimentos em equity?
– Quais novos perfis de colaboradores, órgãos colegiados e capacidade organizacional são necessários para a realização de experiências de investimento social de impacto?
– O que o Google faria: Como o impacto social deve ser medido? O paradigma do “”blended value”” de retorno financeiro e social de fato funciona?
– Impactos distributivos: quem ganha e quem perde no novo mercado de investimento social de impacto?
– Bottom line: realmente vale a pena?
Novas Fronteiras da Filantropia com Lester Salamon
Data: 23/05/2012
Local: Instituto BRF – Rua Hungria, 1.400, auditório – piso térreo, Jardim Europa
Horário: das 9hs às 12h30
Evento aberto e gratuito.
Inscrição obrigatória: Para se inscrever, clique aqui.
É necessário estar cadastrado.

O evento tem apoio do Instituto BRF e do Consulado Americano em São Paulo e terá tradução simultânea para português.
*
Sobre o Centro de Estudos sobre Sociedade Civil da Universidade Johns Hopkins
O Centro de Estudos sobre Sociedade Civil da Universidade Johns Hopkins é uma das principais fonte de pesquisas inovadoras e de conhecimento sobre o setor sem fins lucrativo global, investimento social e ferramentas de governo. Trabalhando em colaboração com governos, organizações internacionais, investidores, colegas e alunos, tanto da Johns Hopkins quanto ao redor do mundo, o Centro realiza pesquisas e programas educacionais que visam melhorar a compreensão atual, analisar as tendências emergentes e promover inovações promissoras que caminhem para a colaboração entre governo, sociedade civil e empresas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional