Novas plataformas compartilham informações para a promoção do desenvolvimento sustentável

Por: GIFE| Notícias| 17/02/2014

Compartilhar dados, trocar informações e, acima de tudo, oferecer orientação para novas atitudes e políticas a fim de acelerar e apoiar a promoção de um desenvolvimento cada vez mais sustentável. São essas as propostas de novas plataformas disponíveis da internet criadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em conjunto com outras organizações internacionais.

Uma delas é o Green Growth Knowledge Platform (GGKP) , uma plataforma de compartilhamento de informações sobre crescimento sustentável lançada com o apoio do Banco Mundial.

O lançamento foi feito por um consórcio com mais de 30 instituições e organizações abrangendo aquelas principais que trabalham em áreas relacionadas com o crescimento verde e economia verde nos níveis local, nacional, regional e internacional. O site é administrado pelo PNUMA em conjunto com o o Instituto Global para o Crescimento Verde.

O site possui uma biblioteca eletrônica aberta a pesquisas com mais de 600 artigos técnicos e políticos, assim como painéis com dados e políticas para 193 países. O objetivo é oferecer aos profissionais e decisores políticos orientações para novos programas, assim como apresentar boas práticas promovidas pelo mundo nesta área.

Os materiais estão organizados por 11 setores, como agricultura, energia, transporte, turismo e biodiversidade, assim como por 16 temas: mudanças climáticas, tecnologia e inovação, trabalho, pobreza e equidade, entre outros. Há ainda publicações específicas a respeito de iniciativas nos continentes e também de países.

Sobre o Brasil, há 35 materiais disponíveis. Um relatório chamado “Desenvolvimento Sustentável, Trabalho Decente e Empregos Verdes”, por exemplo, aborda dois dos desafios definidoros do século XXI: alcançar a sustentabilidade ambiental e transformar a visão do trabalho digno para todos em uma realidade. Entre os estudos de caso promovidos, está um referente ao Brasil.

A plataforma traz também notícias a respeito do tema, como a conferência inaugural sobre a Partnership for Action on Green Economy (PAGE), que será realizada nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 4 e 5 de março. A PAGE é uma iniciativa conjunta do PNUMA, OIT (Organização Internacional do Trabalho), ONUDI (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e UNITAR (Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa) para prestar assistência integral aos países que procuram desenvolver e implementar estratégias inclusivas de economia verde.

Diga não ao desperdício

Já a plaforma da Campanha “Pensar.Comer.Conservar” acaba de ganhar a versão em português. A iniciativa é comandada, além do PNUMA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e parceiros globais. O objetivo é convocar consumidores, comerciantes e produtores a tomarem atitudes contra o desperdício de comida, a fim de ajudar a reduzir 1,3 bilhão de toneladas de comida desperdiçadas a cada ano no mundo.

De acordo com informações da FAO, cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a 1 trilhão de dólares. Nas regiões industrializadas, quase metade da comida descartada – cerca de 300 toneladas por ano – ainda é própria para o consumo. Essa quantidade é igual a toda a produção de alimentos da África Subsaariana, sendo suficiente para alimentar cerca 900 milhões de pessoas.

Além disso, há um impacto direto na geração de resíduos e desperdício de recursos utilizados, como terra cultivável, insumos agrícolas e tempo de trabalho. Somando este aspecto às emissões de gases poluentes durante a colheita, ao transporte e ao armazenamento dos alimentos, a consequência é também um grave problema ambiental.

O site traz dicas para empresários e consumidores sobre como reduzir o desperdício. Para supermercados, por exemplo, a orientação é realizar inspeção e análise de produtos perdidos e desperdiçados; oferecer descontos para produtos que estão se aproximando da data de expiração; reorganizar a exposição dos produtos para melhor acesso; estabelecer uma rotulagem padronizada; e promover uma maior doação de alimentos.

A plaforma oferece ainda materiais da campanha para download e traz notícias relevantes ao tema no Brasil e no mundo, além de diversas outras informações, como estudos e pesquisas. Uma notícia sobre o Brasil informa que, diariamente, 95,4 toneladas de alimentos vão para o lixo em Manaus (AM), Estado no qual 648,6 mil pessoas estão inclusas na faixa de extrema pobreza. Por mês, os alimentos desperdiçados somam 2.862,9 toneladas.

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