Novas tecnologias sociais são reconhecidas com prêmio

Por: GIFE| Notícias| 16/04/2007

Reconhecer projetos que solucionem questões relativas à água, alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, renda e saúde. Este é o objetivo do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que chega a sua quarta edição como um banco de idéias inovadoras e criativas.

O conceito de tecnologia social, defendido pela fundação, compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade, que representem soluções efetivas para comunidades. Por isso, as finalistas serão analisadas segundo os critérios de: inovação, exemplaridade, transformação social e potencial de reaplicabilidade.

As oito instituições responsáveis pelas tecnologias sociais vencedoras vão receber R$ 50 mil, cada, para utilizar em atividades de expansão, aperfeiçoamento ou reaplicação da tecnologia social vencedora. Somente serão certificadas e concorrerão às premiações, as iniciativas já implementadas, com resultados comprovados e sem fins comerciais.

As inscrições para o Prêmio, que podem ser realizadas até 15 de junho, estão abertas às empresas públicas, governos municipais e estaduais, instituições de educação, institutos e organizações não governamentais (ONGs).

A quarta edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é realizada em parceria com a Petrobras, com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e a KPMG Auditores Independentes.

Banco de idéias – As tecnologias sociais, após certificadas, passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil, uma base de dados on-line disponível na internet no endereço www.fundacaobancodobrasil.org.br. O BTS, principal instrumento utilizado pela Fundação BB para disseminar e fomentar a reaplicação de tecnologias sociais, organiza as informações das tecnologias e das instituições que as desenvolveram.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional