Novo boletim “Aprendizagem em Foco” aprofunda debate sobre contexto educacional brasileiro

Por: GIFE| Notícias| 23/11/2015

Com a proposta de aprofundar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais, o Instituto Unibanco acaba de lançar o boletim “Aprendizagem em Foco”.

A publicação, com periodicidade quinzenal, trouxe como tema central da sua primeira edição o debate sobre a importância do papel desempenhado pelo diretor na busca por melhores resultados de aprendizagem dos estudantes.

Para isso, apresenta a opinião e estudos promovidos por Anthony McNamara, representante do National College for Teaching and Leadership, da Inglaterra. No boletim, é possível conferir uma lista elaborada por McNamara de cinco dimensões relativas à gestão escolar como essenciais para o aprendizado dos alunos. Dentre elas, segundo o especialista, promover a formação e o desenvolvimento profissional dos professores é a atitude que mais impacta positivamente o desempenho dos alunos.

Para que os gestores consigam cumprir esse papel, o especialista reforça que o desafio é a construção de relações de confiança e de uma cultura de aprendizado mútuo entre todos os integrantes da equipe escolar.

O boletim exemplifica ainda instrumentos disponíveis no Brasil para que os gestores possam incentivar o desenvolvimento profissional dos professores, seja estimulando-os a buscar ações de formação continuada, como cursos e seminários, seja criando na rotina da escola momentos de reflexão e troca de experiências entre os docentes. Nesse último caso, o chamado HTPC – o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo –, previsto na Lei do Piso Nacional do Magistério, constitui-se como uma prática que, se bem aproveitada, pode assegurar que os professores tenham garantido em suas jornadas esse tempo dedicado ao estudo, ao compartilhamento de dificuldades enfrentadas em sala de aula e à busca conjunta de soluções.

Os interessados em receber o boletim podem preencher um cadastro ou enviar a solicitação para o e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional