Novo conselho do GIFE equilibra renovação e permanência de membros
Por: GIFE| Notícias Institucionais| 27/06/2005Um dos principais momentos da Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária do GIFE neste ano foi a eleição do novo Conselho Diretor que, por definição do novo Estatuto Social da organização, passou a se chamar Conselho de Governança.
Para formar a chapa – construída por consenso pelo Conselho eleito em 2002 e presidida por Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho -, foram estabelecidos alguns princípios que buscassem garantir a capacidade de atingir as metas definidas para os próximos dois anos (período de mandato do Conselho). A inovação mais significativa é a inclusão de empresários-mantenedores das organizações associadas entre os membros do conselho.
Os outros critérios foram: efetiva representatividade da rede de associados, considerando-se tempo de associação, região de localização do associado, área temática de atuação e porte do investimento social privado; equilíbrio entre renovação dos membros do Conselho e permanência de parte destes, para resguardar a continuidade de processos e garantir novos rumos e visões; equilíbrio de gênero; e inclusão de participantes históricos do processo de construção do GIFE.
Conheça os membros do Conselho de Governança do GIFE, gestão 2005-2007:
Presidente
Hugo Barreto – Secretário geral da Fundação Roberto Marinho, instituição ligada às Organizações Globo. Tendo sua formação na área de artes cênicas, pelo Conservatório Brasileiro de Teatro e, mais recentemente, em Filosofia pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), no final da década de 70, participou da criação das primeiras iniciativas de educação à distância realizadas pela Rede Globo, os Telecursos de 1o e 2o Graus.
Na Fundação Roberto Marinho, onde já ocupou os cargos de diretor de criação e superintendente de conteúdo, foi responsável pela concepção das séries Globo Ciência, Globo Ecologia e Brasil – Corpo e Alma, programas educativos pioneiros na televisão brasileira. Na Rede Globo, dirigiu as séries “”Anarquistas, Graças a Deus!””, “”Avenida Paulista”” e “”Moinhos de Ventos””, dentre outras, além de ter colaborado na produção de “”Grande Sertão Veredas””.
Hugo Barreto é presidente do GIFE desde junho de 2004. De 2002 a 2004, foi conselheiro diretor da organização. Foi também membro do conselho do Instituto Qualidade na Educação (IQE).
Conselho de Governança
Albanisa Pontes – Diretora executiva da Fundação Demócrito Rocha e membro do Conselho Diretor do GIFE desde 2002. Formada em jornalismo, Albanisa já foi chefe de redação do jornal O Povo (Ceará). É membro do Conselho do Instituto da Universidade Estadual do Ceará (Iepro) e faz parte do Consórcio Rede de Educação à Distância do Mercosul.
Álvaro Saldanha Machado – Desde 1999, ocupa a presidência da Fundação Belgo-Mineira, instituição que ajudou a reestruturar para exercer a função de braço social do Grupo Belgo. Formado em Administração de Empresas, desenvolveu sua carreira profissional na Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. Álvaro é conselheiro diretor do GIFE desde 2002. Também é membro do Conselho de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e articulador do Instituto Ethos no estado de Minas Gerais.
Denise Aguiar – Diretora da Fundação Bradesco, é formada em Pedagogia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com mestrado em Educação pela Universidade de Nova Iorque (EUA). Desde 1986 é membro do Conselho de Administração da Cidade de Deus – Companhia Comercial de Participações e, a partir de 1988, passou a exercer cumulativamente o cargo de diretora. No Banco Bradesco S.A. ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração desde 1990.
Evelyn Ioschpe – Socióloga e jornalista com formação em Museum Education, é presidente da Fundação Iochpe e do Instituto Arte na Escola. Foi co-fundadora, presidente e conselheira política-estratégica do GIFE e atua nas áreas de pesquisa sociológica, imprensa e terceiro setor. Dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul de 1983 a 1987, integrou a diretoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 1997 a 2005 e é, atualmente, membro da Diretoria dos Patronos do Theatro Municipal de São Paulo. Participa também do conselho das seguintes entidades: Museu Lasar Segall, Associação Menor pelo Esporte Maior (Amem), Arte sem Fronteiras, Bolsa de Valores Sociais, Care Brasil, Programa Voluntários das Gerais e da Fundação Bienal de São Paulo.
Francisco Azevedo – Representante da Fundação Avina na região Sudeste e no Distrito Federal, é administrador com especialização em desenvolvimento de recursos humanos. Também é membro do Conselho Curador do Instituto Telemig Celular; vice-presidente do Conselho de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg); membro do Conselho de Responsabilidade Social da Confederação Nacional da Indústria (CNI); coordenador do Projeto Ação Empresarial pela Cidadania; e membro do Conselho Consultivo da Federação de Fundações de Minas Gerais (Fundamig). Francisco Azevedo foi conselheiro diretor do GIFE de 1999 a 2002 e conselheiro político-estratégico da organização de 2002 a 2005.
Ilona Becskeházy – Diretora executiva de duas organizações sem fins lucrativos relacionadas à educação – Instituto Social Maria Telles (Ismart) e Fundação Lemann -, Ilona é bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Finanças pela FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas – SP) e tem dois cursos de especialização em administração para organizações sem fins lucrativos pela Harvard Business School. Conselheira diretora do GIFE desde 2002, também é membro dos conselhos da Junior Achievement em São Paulo e da Fundação Peter Murányi.
Miguel Krigsner – Bioquímico formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1977 fundou O Boticário, empresa que transformou em uma potência do setor de cosméticos e hoje preside. A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza completa 15 anos neste mês de setembro, como uma das maiores financiadoras de projetos de conservação da biodiversidade do país. A Reserva Natural de Salto Morato, mantida pela Fundação O Boticário, é reconhecida desde 1999 pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Olinta Cardoso – Diretora de comunicação institucional e diretora-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, é graduada em Comunicação Social, tem pós-graduação em Comunicação e Gestão Empresarial e especialização em Gestão de Pessoas. Em 15 anos de profissão, foi gerente geral nacional de comunicação da Companhia Vale do Rio Doce e, anteriormente, gerente corporativa de comunicação empresarial da Samarco Mineração. Foi uma das fundadoras do Programa Voluntários das Gerais, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e, atualmente, faz parte do Conselho Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Fierj), do Conselho Consultivo do Canal Futura e do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho.
Sérgio Mindlin – Diretor-presidente da Fundação Telefônica desde março de 1999. É engenheiro de produção, com mestrado em comportamento organizacional, disciplina conhecida como a Psicologia Social das Organizações, na Universidade de Cornell (EUA). Ocupa há mais de 10 anos cargos na direção da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, onde já foi presidente, vice-presidente e, atualmente, faz parte do Conselho de Administração. É fundador e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Foi diretor-presidente da Metal Leve por três anos, onde trabalhou por 22 anos.