Novo fundo pretende estimular a filantropia no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 12/06/2006

Alliance

Está previsto para o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Fundo Brasil de Direitos Humanos para financiar pequenas ONGs e pessoas que trabalham na defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil se. O Fundo é uma iniciativa de inúmeros ativistas e personalidades do setor social no país. Seus instituidores são: Abdias do Nascimento, Rose Marie Muraro, Dom Pedro Casaldáglia e Margarida Genevois.

Potenciais doadores brasileitos estão sendo consultados para que doem fundos equivalentes. A Janos está financiando uma consultora pro bono em planos de investimentos assim como a Adag na área de criação de imagem e materiais de divulgação.

Nos primeiros dez anos, o Fundo tem como objetivo específico estimuar a filantropia para a justiça social – através da criação de uma dotação, contribuições de doadores e uma campanha filantrópica – e criar um histórico de grantmaking no campo de direitos humanos. Ele fornecerá fundos institucionais para pequenas organizações inovadoras que trabalham com direitos humanos, além de financiamento para desenvolvimento de lideranças a ativistas de direitos humanos.

Por que o Fundo é necessário? Embora as pequenas ONGs sejam a linha de frente no trabalho pelos direitos humanos no Brasil – monitorando e divulgado abusos, assistindo na reforma e no aprimoramento das políticas de segurança pública, prestando serviços diretos a setores vulneráveis da comunidade e promovendo a conscientização dos cidadãos sobre direitos humanos, o apoio que recebem é escasso e, em sua maior parte, vindo do exterior.

O investimento social local tende a ser direcionado exclusivamente a causas de caridade, como programas de assistência à infância, educação e esportes. Existe necessidade de se criar um identidade para a filantropia para a justiça social, que permitirá o desenvolvimento de uma abordagem baseada nos direitos humanos, e o novo Fundo pode ter um papel pioneiro nisso.

Embora seja lançado em dezembro, as doações só começaram a ser realizadas no segundo semestre de 2007.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional