Novo posicionamento e modelo de atuação foram discutidos na Assembleia Geral do GIFE 2014

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 11/06/2014

A Assembleia Geral do GIFE de 2014 aconteceu no dia 22 de maio, no Santander, e reuniu mais de 80 pessoas, representando 64 organizações associadas. Para o GIFE, trata-se de um encontro estratégico pois, além das obrigações estatutárias, são discutidos rumos e prioridades da organização.

O foco da reunião deste ano se deu em torno do novo posicionamento e modelo de atuação, expostos pela primeira vez no 8º Congresso em março e reapresentados na íntegra aos associados. O papel central do GIFE passa a ser gerar conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente político-institucional do investimento social e ampliar a qualidade, legitimidade e relevância da atuação dos investidores sociais privados.

Ao apresentar o posicionamento, abriu-se espaço para que os associados trouxessem suas impressões e contribuições, visando ampliar a aderência das visões apresentadas às prioridades e expectativas das organizações presentes. .

O posicionamento teve boa repercussão entre os presentes, que ressaltaram a ousadia e a coerência da visão apresentada. A relevância da construção de posicionamentos como forma de incidência externa foi reforçada por alguns dos presentes. Para sua realização, foi sugerida maior disciplina nos registros e sistematizações do conteúdo gerado nos espaços de articulação. Foi apontada também a importância de que o posicionamento esteja mais refletido no plano de ação apresentado para 2014/2015, que poderá ser ainda desdobrado a partir da conclusão do planejamento estratégico, prevista para agosto desse ano.

Além disso, foi ressaltada a importância do fortalecimento da cultura de doação, um dos papéis que o novo posicionamento atribui ao campo de investimento social. A falta de estímulo fiscal foi destacada como um dos entraves à promoção da cultura de doação e deve ser uma das áreas de incidência do GIFE.

Outros tópicos como a importância de dar continuidade aos temas debatidos no Congresso e a necessidade de diversificação dos interlocutores foram lembrados.

Durante a reunião, foi apresentado um informe geral sobre o primeiro ano da atual gestão, aprovadas a prestação de contas e as ações realizadas em 2013 e apresentados os 13 novos associados GIFE (lista completa no final). Além disso, foi aprovada a mudança da auditoria externa do GIFE da KPMG para a PWC, em regime pro bono, sugestão apresentada pelo conselho fiscal.

Novos associados (desde a Assembleia Geral 2013): Instituto Alcoa, Instituto EDP, Instituto Positivo, Tecnisa, Fundação José Luiz Egýdio Setubal, Fundação Nokia, Fundação Oftalmológica, Instituto Arredondar, Instituto Arapyaú, Fundação Stickel, Associação Sequoia Foundation, ICCO Cooperation, Mattos Filho.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional