Novo programa da Rede Globo abre espaço para temas ligados à agenda do desenvolvimento sustentável

Por: GIFE| Notícias| 25/08/2014

Atração coloca em pauta importantes temas ligados ao investimento social privado e ao terceiro setor de forma geral

Desde o último dia 9 de agosto, toda a comunidade de profissionais da área social – além do público interessado em temas como cidadania, ecologia, educação, cultura e suas variáveis – tem um novo espaço na televisão aberta brasileira: o programa ‘Como Será?’. Apresentado pela jornalista Sandra Annenberg, o programa ocupa duas horas na grade semanal da Rede Globo, além das reexibições em canais da Globosat.

Apresentado como um espaço para discutir o porquê das coisas, a atração chega à programação para compartilhar com o público experiências transformadoras e exemplos de cidadania, tratando de forma integrada temas abordados em antigos programas da emissora.

“É um momento muito especial para todos nós, na Rede Globo. Ele [o programa] é uma evolução natural de um compromisso social da empresa, criando e abrindo espaço no vídeo para temas centrais da agenda do desenvolvimento sustentável”, explica Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Rede Globo.

Beatriz lembra que o lançamento do programa faz parte de um processo de mudança que vem sendo encaminhado há um bom tempo – em setembro de 2011, a emissora agrupou os programas Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Universidade, Globo Educação e Ação em uma única atração, o Globo Cidadania. “Começamos devagar a fazer essa costura. As discussões de pauta foram nos mostrando que era impossível rotular ação social, ecologia, inovação. As pautas acabavam brigando por espaço.”

Agora, o Globo Cidadania dá lugar ao ‘Como Será?’. No formato atual, os assuntos são tratados de forma integrada, permitindo abordagens complexas e multitemáticas. “O mundo mudou. Hoje é impossível falar de todos esses temas de forma compartimentada. Na verdade, mudamos a forma, mas o conteúdo continua lá”, avalia Beatriz.

Entre os diversos formatos que a nova atração está levando ao ar, destaque para as entrevistas em estúdio com especialistas e empreendedores sociais. Outra boa promessa é o quadro “Expedição Terra”, no qual o ator e repórter Max Fercondini desbrava o Brasil, documentando práticas sustentáveis em diversas regiões do país. A educação também tem espaço fixo na atração: no quadro “Meu professor é o cara”, educadores apresentam iniciativas inovadoras, capazes de transformar o ensino em suas comunidades.

Apesar do programa ir ao ar bem cedo nas manhãs de sábado – a edição inédita na Rede Globo é exibida das 6 às 8h da manhã – a emissora aposta na audiência fiel ao tema e na repercussão dos conteúdos em outros canais da TV a cabo e na internet. De acordo com dados do IBOPE, cerca de 11 milhões de telespectadores estão ligados no canal somente nesse horário do sábado. Com a as reexibições e os compartilhamentos na internet, essa audiência cresce ainda mais.

Beatriz comenta como a chegada do ‘Como Será?’ representa uma grande oportunidade para investidores sociais e para o terceiro setor como um todo. Para ela, além de fortalecer a repercussão de temas ligados ao desenvolvimento sustentável, esse espaço ajuda a dar voz àqueles que atuam e acreditam na força transformadora de programas e projetos socioambientais. “Essas duas horas de programação podem ser vistas como uma oportunidade de potencializar o trabalho que cada um faz. É mais uma forma de dar visibilidade [a esse movimento]. É uma maneira de complementar o trabalho feito lá na ponta.”

‘Como Será?’ na TV

O programa ‘Como Será?’ é exibido todo sábado na Rede Globo, das 6h às 8h, e é reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 6h05 e às 15h, respectivamente. A iniciativa é fruto de uma parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho.

‘Como Será?’ na web

O portal se propõe a ser uma extensão do programa, onde o público pode compartilhar suas experiências e curtir boas práticas em seções divididas em dois eixos principais: Conte sua História e Faça História. A página oferece conteúdo exclusivo, além de entrevistas que já foram ao ar na atração. No site também estão disponíveis bate-papos com convidados, tutoriais e vídeos com histórias do público. Por meio do portal, podem ser enviadas perguntas para as entrevistas, fotos para serem exibidas no telão e inscrições para participação nos quadros.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional