Os novos associados GIFE em 2023

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 16/01/2023

O Conselho de Governança do GIFE aprovou, ainda em 2022, a filiação de sete instituições que realizam Investimento Social Privado para compor a Rede GIFE: Fundação Maria Emília; Fundo Agbara; ID_BR; Instituto Albuquerque; Instituto Localiza; Instituto Nu; Instituto Rumo.

As novas associações foram aprovadas após reunião do Conselho de Governança e todas as empresas e organizações estão de acordo com o Código de Ética do GIFE. Conheça os novos associados:

Fundação Maria Emília 

Organização sem fins lucrativos, independente, com sede em Salvador (BA), idealizada pelo empresário Phamphilo Pedreira Freire de Carvalho, falecido em 1996, que deixou como manifesto o desejo de instituir uma Fundação voltada para ações na área de saúde e educação. A Fundação, que recebeu o nome em homenagem à mãe do empresário, tem como propósito fomentar o desenvolvimento de ações, pesquisas, tecnologias e processos que beneficiem a sociedade e gerar impacto social. 

Fundo Agbara 

Fundado em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, a partir da sistematização de vaquinhas recorrentes organizadas pela fundadora Aline Odara, como o primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras para a Justiça Sociorracial no Brasil, uma organização que tem como missão lutar por dignidade humana, equidade racial e de gênero, por meio da promoção de acesso a direitos econômicos às mulheres negras país afora, tendo como valores o antirracismo, a transparência, a solidariedade, a paixão, a diversidade e a consciência cidadã. A atuação do Agbara é estruturada por meio de programas voltados a iniciativas de mulheres negras que contam com aportes financeiros, capacitações técnicas, capacitações políticas-cidadãs e mentorias. 

ID_BR 

O ID_BR foi criado em 2016 por Luana Génot, quando criou o conceito da campanha Sim à Igualdade Racial. Com o tempo, o Instituto organiza eventos, campanhas e uma metodologia de trabalho. No primeiro semestre de 2020, enfrentou o pior momento de sua história, com corte de verbas do mundo corporativo e incertezas sobre a agenda de diversidade e inclusão nas empresas. No mesmo ano, inovando no letramento racial e promoção da igualdade racial no mercado de trabalho, desenvolveu metodologias para trabalho em formato online e criou o primeiro grupo de fellows 100% antirracista do Brasil. Em 2021, alcançou a marca de 40 empresas comprometidas com a promoção da igualdade racial e participantes do Selo Sim à Igualdade Racial. Em 2022, o ID_BR deu início ao primeiro projeto em parceria com o setor público, promovendo o letramento racial de profissionais de educação do estado do Rio Grande do Sul, impactando mais de 50 mil profissionais. 

Instituto Albuquerque 

O Instituto Albuquerque nasceu de uma frustração de sua presidente com as práticas de gestão e governança nos projetos e/ou instituições que ela apoiou nos últimos vinte anos. Diante disso, e aplicando os princípios da Filantropia e do ISP, dedicou-se a construir um modelo de implantação inovador para a área social com práticas de gestão do mercado corporativo. O Instituto apresentou ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo um Projeto de SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) priorizando as faixas de desenvolvimento: primeira e segunda infâncias (Casa RAC 1), pré-adolescência e adolescência (Casa RAC 2) e vida adulta pós acolhimento institucional (Casa RAC República). O programa é baseado em oito pilares de atuação, que passam por Público-alvo; Família Acolhedora; Apadrinhamento Afetivo; Famílias de Origem; Reconexão; Conteúdo e Difusão; Inovação; e Partilha. 

Instituto Localiza 

O Instituto Localiza iniciou suas atividades em setembro de 2021, atuando junto a jovens brasileiros em situação de risco social, visando contribuir com sua inclusão produtiva através de capacitação técnica e potencial empreendedor. Promove capacitação técnica em atividades econômicas nas quais têm maior potencial de incidir para a empregabilidade e empreendedorismo: Tecnologia, Turismo, Gastronomia e outras atividades da indústria criativa e cadeia da mobilidade. Acreditando no potencial das organizações sociais brasileiras na condução de projetos de impacto social, optaram por fomentar iniciativas dessas organizações. Também apoiam áreas internas da Localiza e alguns fornecedores da empresa a desenvolverem projetos de capacitação técnica junto a comunidades em vulnerabilidade próximas às unidades de negócio

Instituto Nu 

O Instituto Nu é uma iniciativa de impacto social desenvolvida e mantida pelo Nubank, criada em 2021. Nasce a partir de um processo de co-criação entre Nubank, uma consultoria de diversidade, equidade e inclusão social e líderes de algumas periferias do Brasil. Tem por objetivo desafiar os cenários de desigualdades, co-construindo soluções que sejam simples e efetivas, chegando onde tem que chegar. Sua atuação tem como prioridade mulheres negras em territórios de favela de diferentes regiões do Brasil, além de coletivos, instituições e demais parceiros. Visam contribuir com o fortalecimento de projetos existentes, empreendimentos, iniciativas sociais e carreiras profissionais. 

Instituto Rumo 

A criação do Instituto Rumo em 2021 parte da decisão de devolver à sociedade parte do valor que a Companhia recebe. Por meio de formação para o protagonismo e incentivo à continuidade dos estudos, o Instituto trabalha para ampliar a inclusão socioprodutiva do jovem, respeitando talentos individuais e a vocação socioeconômica do município onde ele vive. O diálogo para engajamento e a criação de redes de apoio selam o compromisso para criar um futuro melhor para os jovens e suas cidades. Objetivos: promover a formação protagonista de jovens; possibilitar a ampliação de oportunidades de emprego para inclusão socioprodutiva do jovem no município; e articular parcerias e redes locais para inclusão socioprodutiva. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional