O direito à educação de crianças e adolescentes

Por: GIFE| Notícias| 10/08/2009

Paulo Castro*

Na última quarta-feira (5 de agosto), o Instituto C&A celebrou os seus 18 anos de atuação em defesa da educação de qualidade de crianças e adolescentes no Brasil. Os acionistas da rede varejista C&A Modas criaram o Instituto C&A, em 1991, sob a égide do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sua finalidade é promover e qualificar, em todas as cidades onde a empresa está presente, a educação de crianças e adolescentes.

É sabido por todos que o desenvolvimento social de um país depende da existência de uma educação com padrões de excelência e adequação aos interesses da maioria da população. Com base nesta constatação e levando em conta as demandas existentes em nossa sociedade o Instituto C&A identificou a área da educação de crianças e adolescentes como o alvo de seus investimentos.

Ancorado na concepção de educação como um direito humano fundamental, o Instituto C&A investe em programas (que abrangem organizações sociais em 62 cidades brasileiras) educacionais disponibilizando apoio técnico e financeiro e fomentando alianças e o fortalecimento de organizações sociais. São eles:
Prazer em Ler – apoio e promoção de projetos de estímulo a práticas de leitura em diferentes espaços institucionais.
Educação Integral – articulação de ONGs com escolas públicas e com outros ativos na comunidade para o fortalecimento da região apoiada.
– Educação Infantil – apoio a creches e pré-escolas.
– Redes e Alianças – estímulo à multiplicação de esforços para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.
Desenvolvimento Institucional – incentivo a processos e iniciativas que auxiliem o fortalecimento das organizações da sociedade civil.

Outra iniciativa do Instituto C&A é oferecer aos funcionários da empresa C&A a oportunidade de exercer o direito à participação social. Por meio do programa Voluntariado Empresarial, atualmente cerca de 3 mil associados estão envolvidos nas atividades desenvolvidas pelo Instituto C&A. Participação social e vida comunitária são princípios valorosos para os acionistas da empresa, uma vez que integram uma visão de mundo já presente em seus fundadores.

O Instituto C&A apresenta-se como um forte aliado da Educação no Brasil, fomentando novas agendas para desenvolver, em conjunto com organizações da sociedade civil e Estado, propostas que atendam ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Recentemente, durante a edição deste ano de 2009 da Flip, em Parati, o Instituto C&A deu mais um passo nesse sentido. Lançou o manifesto “”Por um Brasil Literário””, cujo objetivo é acender a discussão sobre a importância da leitura literária no Brasil, envolvendo neste debate pessoas relevantes ligadas à literatura em nosso país.

No campo da Educação, o Instituto C&A destinou, desde 1991, US$ 64 milhões de seus investimentos e apoiou cerca de 1.420 projetos, envolvendo 1 milhão de crianças, adolescentes, educadores e lideranças sociais. E a presença do Instituto neste campo continua a se fazer valer. Sabidamente o Brasil está próximo de atingir a universalização do ensino fundamental. O nosso grande problema atual está na qualidade das ofertas educacionais. É com vistas a contribuir para a superação deste problema que o Instituto C&A se põe a serviço nos próximos anos.

*Paulo Castro é diretor presidente do Instituto C&A

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