O empreendedorismo social como solução

Por: GIFE| Notícias| 18/06/2007

Empreendedorismo social é a solução””Com um recorde de 354 candidatos, a terceira edição do Prêmio Empreendedor Social no Brasil mostra que a iniciativa tem fôlego para se tornar referência no segmento. Promovida pela Fundação Schwab, em parceria com o jornal Folha de S.Paulo e, a partir deste ano, do portal UOL, a premiação identifica líderes de organizações, com ou sem fins lucrativos, que alcançaram mudanças sociais de maneira inovadora e sistêmica.

Com inscrições encerradas no início deste mês, o concurso oferece visibilidade a líderes de ONGs, empresas sociais, cooperativas e pessoas que desenvolveram iniciativas sociais e sustentáveis em benefício de comunidades de baixa renda nas cinco regiões do Brasil. Embora educação, saúde e ambiente sejam algumas das áreas de atuação mais presentes entre os projetos inscritos, há também iniciativas em desenvolvimento de negócios, comércio justo, alimentação, direito, cultura, esportes, carência habitacional, tecnologia e condições de trabalho.

Após análise dos inscritos – segundo critérios como inovação, sustentabilidade e impacto social direto -, serão selecionados ainda no início do segundo semestre os semifinalistas. Os líderes sociais finalistas serão, então, visitados por representantes do jornal e pela fundação e avaliados por um júri composto de membros dos setores acadêmico, público e empresarial, que definirá o “”Empreendedor Social 2007″”.

Além do reconhecimento nacional na mídia, o vencedor participa, com todas as despesas pagas, da Reunião Regional para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, no México, e da Cúpula de Empreendedores Sociais, na Suíça. Desta forma, o empreendedor selecionado terá a oportunidade de trocar experiências com 115 empreendedores sociais de 41 países e viabilizar contato direto com líderes corporativos e governamentais.

Em entrevista ao redeGIFE, diretora-executiva da Fundação Schwab, Pamela Hartigan, fala mais sobre os objetivos da premiação, que já está presente em 27países.

redeGIFE – O que defende a Fundação Schwab?
Pamela Hartigan – A Fundação Schwab acredita que o empreendedorismo social é a solução para os problemas sociais do mundo. Nosso trabalho é apoiar e incentivar idéias criativas e sustentáveis que estão transformando, em larga escala sistêmica, a vida de inúmeras pessoas de baixa renda e marginalizadas pela sociedade.

Para isso, disponibilizamos uma plataforma mundial para promoção do empreendimento social como elemento-chave para uma solução inovadora, efetiva e sustentável dos problemas sociais do planeta. Hoje, nossa rede de empreendedores sociais já conta com 115 integrantes de 41 países. Em reuniões periódicas promovidas pela Fundação Schwab, eles discutem, trocam e replicam suas idéias.

Além disso, eles têm a chance de estabelecer contatos com grandes patrocinadores internacionais. Só nos últimos sete anos, já foram captados mais de US$ 120 para manutenção e ampliação dos projetos que participam dessa rede.

redeGIFE – Qual o conceito de empreendedor social defendido pela Fundação?
PH – Empreendedores sociais são inovadores que possuem um bom plano de negócio para transformar a vida de pessoas de baixa renda. São visionários pragmáticos que inventam, aplicam diferentes estratégias sustentáveis e rigorosos conhecimentos tecnológicos para fazer emergir uma comunidade pobre e sem perspectivas.

redeGIFE – Como são aplicados os critérios de seleção para a premiação?
PH – Os critérios mais importantes são inovação, sustentabilidade e impacto social direto. Mas damos importância também para o alcance e o efeito multiplicador do projeto.

redeGIFE -A premiação ocorre pela terceira vez no Brasil. Há algum tipo de acompanhamento sobre os empreendedores contemplados?
PH – Sim. Eugenio Scannavino e Fabio Bibancos, vencedores do concurso no Brasil em 2005 e 2006, acabam de participar do Fórum Econômico Mundial para a América Latina no Chile. Temos realizado documentários que tem sido amplamente difundidos no mundo pela CNN, Deutsche Welle e BBC. Estamos permanente ligados a eles, colaborando com a busca de capacitação, manutenção e ampliação de seus empreendimentos sociais.

redeGIFE – Como prêmio, a fundação propõe também visibilidade no fóruns econômicos mundiais. Como isso é feito?
PH: Em 2007, eles participam, com todas as despesas pagas, da Reunião Geral para a América Latina do Fórum Econômico Mundial, no México, e da Cúpula Mundial de Empreendedores Sociais, na Suíça.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional