O GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais- já tem sua primeira escola piloto na Rocinha

Por: GIFE| Notícias| 08/04/2013

Foi lançado, na Escola Municipal André Urani, na Rocinha (RJ), o GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais, um projeto piloto que se apropria integralmente de tecnologias e inovação pedagógica para colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem. O novo modelo educacional foi idealizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e é realizado com o apoio do Instituto Natura e empresas, fundações e institutos sociais. A parceria já está beneficiando 180 alunos do 7º ao 9º anos.

A proposta do GENTE é mudar o conteúdo, o método e a gestão: não há turmas, anos ou salas de aula. Tablets e smartphones fazem parte do material escolar dos alunos e docentes. O conteúdo, as habilidades e as competências são desenvolvidas nas aulas digitais da Educopédia, plataforma didática com jogos digitais, vídeos e testes. As provas serão aplicadas por meio do sistema avaliativo Máquina de Testes, com correção automática e resultados imediatos. Com o itinerário formativo, uma espécie de mapa com todas as habilidades e competências que o aluno precisa ou em grupos pequenos, de acordo com seu desempenho acadêmico, sua responsabilidade e sua autonomia. O professor também tem um novo papel. Ele age como o arquiteto que garante a personalização do processo de aprendizagem e para que nenhum aluno seja deixado para trás. Os professores são mentores de um grupo e os orientadores de projetos transdisciplinares.

Para a concepção e estruturação do modelo pedagógico do GENTE, o Instituto Natura, junto com a Secretaria de Educação e demais parceiros, realizou diversas pesquisas de métodos inovadores de ensino, verificando as tendências mundiais do assunto, visitando escolas na América Latina e nos Estados Unidos com práticas inovadoras. As salas de aula formais e a divisão dos alunos em séries ou turmas não são mais necessárias. O conteúdo, as habilidades e as competências são desenvolvidos em conjunto, com o objetivo de formar cidadãos autônomos, solidários e preparados para esta nova sociedade.

O projeto piloto na Escola Municipal André Urani tem o período de um ano e passará por um processo de sistematização e avaliação. projeto”, enfatiza Villares. A ideia é fazer com que o GENTE ganhe escala e possa beneficiar mais alunos e professores da Rede Municipal.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional