O medo de avaliar os projetos sociais

Por: GIFE| Notícias| 29/10/2012

Nathalia Brancato

A avaliação de projetos sociais é um tema que cada vez mais ganha destaque na busca de aprimoramento das ações e dos investimentos sociais. É também relevante a avaliação econômica como instrumento importante para subsidiar a gestão e o aprimoramento dos projetos, otimizar a alocação dos recursos e propiciar a prestação de contas a financiadores, participantes e sociedade em geral.

Porém, no Brasil há a ausência da cultura de avaliação: poucos estudos, pouco é praticado, segundo Miguel Szekly do Instituto Tecnológico de Monterrey (México). Há também um paradoxo. Por que investir recursos em um processo tão caro como avaliação? E se os resultados forem negativos? Os dados tornam-se públicos e podem ultrapassar as fronteiras do próprio interesse do financiador (principalmente se esse interesse for superficial).

Para que serve então a avaliação? Szekely afirmou no 9º Seminário Itaú Internacional de avaliação econômica de projetos sociais, realizado em São Paulo, que todos reconhecem a importância de uma decisão racional de onde investir os recursos, de quanto investir nos próximos programas, para assim afinar os programas e projetos, além de mostrar as partes interessadas quando o projeto está dando resultados. Essas evidências podem ser encontradas nas avaliações dos projetos.

Mas como aplicar a avaliação ainda é um tema que assusta muitas instituições, por diversos motivos. Seja pelo complexo trabalho, pelo espaço de tempo maior, seja pelos custos envolvidos. É preciso ter claro o objetivo e aplicação da ferramenta de avaliação, por ser um investimento não só de capital, como de decisões. Nesse sentido, a Fundação Itaú Social desenvolve, desde 2004 cursos e seminários que estimulem a reflexão e proporcione o diálogo para práticas de avaliação.

Existem alguns fatores essenciais para o que o uso de avaliações de projetos sociais e políticas públicas sejam incorporados no Brasil. Há um debate sobre institucionalizar o processo com a criação de uma legislação específica. Para isso, é importante que se tenha um corpo técnico. O Banco Mundial já desenvolve um trabalho para a educação de avaliações, desenvolvendo em diversos países capacitação para a utilização de diversas ferramentas que resultem em avalições.

O mais importante de tudo é que os tomadores de decisões, os financiadores, estejam engajados no processo completo, levando em conta que a avaliação é uma importante ferramenta de gestão, inclusive na analise de retorno econômico, considerando a escassez de recursos para os investimentos voltados ao desenvolvimento social. A Fundação Itaú Social lançou recentemente o livro “Avaliação Econômica de projetos sociais”, com metodologia e estratégias de disseminação dos conceitos de avaliação econômica, como a avaliação de impacto. É importante saber se os benefícios gerados a partir do impacto estimado superam os custos do programa.

A avaliação completa o círculo virtuoso, para que os projetos sociais sejam replicados com maior retorno econômico e assim, gerar o máximo de benefícios para a sociedade brasileira, conclui Naercio Menezes Filho, organizador do livro.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional