O poder do Capital Empático: Sitawi traz resultados de 15 anos de investimentos em negócios de impacto
Por: Sitawi| Notícias| 24/06/2024O estudo “Transformação socioambiental com retorno real – O papel do capital empático em 15 anos de investimento de impacto na Sitawi Finanças do Bem” traz um conteúdo exclusivo, com dados e descobertas sobre o Capital Empático baseados na experiência da organização que é pioneira em investimento de impacto no Brasil.
Em 15 anos de trajetória com o Investimento de Impacto, a Sitawi acumulou R$33 milhões mobilizados para 65 organizações, 20 mil pessoas impactadas e 4,1 milhões de hectares conservados na Amazônia. Esses resultados só foram possíveis com a participação de mais de 800 investidores da Plataforma Sitawi e diversos parceiros que apoiaram a iniciativa.
Dinheiro é importante, mas não é tudo
Para a Sitawi, o impacto vem em primeiro lugar e é direcionador de ações e projetos; é disso que se trata o conceito de investimento Impact First: que tem o fator impacto socioambiental gerado com um peso maior em relação ao retorno financeiro. Nesse modelo, ainda se tem o rendimento, podendo até ser competitivo com o mercado tradicional, porém, a decisão do investimento está focada no retorno positivo que o negócio gera para o mundo.
O investimento impact first se torna possível através do Blended Finance, uma combinação de tipos de capitais com distintos objetivos, restrições e expectativas. Este mecanismo financeiro adequa o capital ao negócio de impacto e reduz o risco ao investidor pessoa física e de Venture Philanthropy.
Quando esse recurso financeiro é unido ao acompanhamento próximo da organização, amparo técnico, aconselhamento e capacitação, temos o Capital Empático. Esse formato de investimento impulsiona os resultados tanto econômicos quanto de impacto.
O poder do Capital Empático
Com essa abordagem, a Sitawi atingiu grandes números (mencionados acima), mas além disso coleciona experiências que comprovam o potencial do Capital Empático. Investimentos de Impacto beneficiam negócios socioambientais responsáveis, investidores e parceiros.
- Negócios de impacto recebem financiamento a juros abaixo do mercado e mais paciente, além de acompanhamento das atividades e mentorias com foco em aumentar seu impacto e fortalecer a organização.
- Investidores recebem retorno financeiro acima da taxa Selic com a certeza de que o dinheiro está sendo aplicado no desenvolvimento socioambiental sustentável.
- Parceiros têm a possibilidade de apoiar iniciativas de impacto e fortalecer seu legado.
Problemas no percurso
Crises são inevitáveis e imprevisíveis e, assim como todo investimento, o de impacto também possui riscos. Com o Capital Empático são dificuldades que podem ser solucionáveis. Contando com um olhar próximo do negócio e transparência com os investidores, são possíveis negociações que positivas para as duas partes, sempre priorizando o impacto em primeiro lugar.
O estudo realizado pela Sitawi mostra que menos de 5% dos investimentos em sua carteira estão inadimplentes. Isso foi possível a partir de estratégias como renegociações e de Fundos Solidários – via paralela de investimentos a juros muito baixos (ou mesmo zero), de forma a subsidiar e viabilizar empréstimos. Em geral, essa via paralela é composta por recursos filantrópicos de parceiros da Sitawi.
Case de sucesso
Durante a pandemia, negócios de diversos formatos e setores enfrentam dificuldades no Brasil e no mundo, e com as organizações de impacto não foi diferente. Nesse momento, a Sitawi provou sua capacidade de apoiar os negócios e seus investidores.
Um exemplo é a Na’Kau Chocolates, que teve uma perda de grande parte de seus consumidores. Junto da organização, a Sitawi entendeu o problema, traçou estratégias e flexibilizou as condições de pagamento do empréstimo. O resultado desse esforço? A quitação do empréstimo e uma Na’Kau mais forte e estruturada, que hoje fatura mais de R$13 milhões anuais.
Esse é apenas um exemplo do potencial do Capital Empático. No estudo você pode conferir estatística, depoimentos e outras trajetórias de organizações com o investimento de impacto.
Quer saber mais sobre o Capital Empático e como é possível ter retorno real com ele?