O que é o “Canvas de Políticas Públicas”?

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 01/05/2023

Desde a primeira temporada do projeto Amazônia Que Eu Quero, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) realiza um conjunto de ações para debater políticas públicas na região norte do país. Além dos fóruns com a presença de autoridades políticas e especialistas da região, a última temporada apresentou seis canvas. Em Manaus, Amapá, Rondônia, Roraima e Acre e na segunda temporada, já realizou o primeiro com a temática “Educação no Pará”.

Mas o que são os “Canvas de Políticas Públicas”?

A ferramenta, por sua vez, é inspirada no Canvas conhecido mundialmente no mundo dos negócios, criado pelo suíço Alex Osterwalder, por volta do ano 2000, que foca em uma análise do negócio baseada em 9 diferentes aspectos, entre eles: parcerias, recursos, propostas de valor e relacionamento com clientes.

A ferramenta foi adaptada e desenvolvida pelo Politize! para trabalhar políticas públicas – uma organização sem fins lucrativos (ONG), criada em 2015 por um grupo de jovens idealistas, com a missão de “Fortalecer a cultura política brasileira, por meio da oferta de educação política fácil, descontraída e sem vinculações político-partidárias a qualquer pessoa, em qualquer lugar”.

A estrutura do evento é feita com base na aplicação do Politize! com uma metodologia diferenciada. Divididos em grupos de até seis (6) jovens, em turmas de no máximo trinta (30) pessoas, um especialista convidado explica o tema escolhido, através de uma fala rápida com dados e as problemáticas do assunto. Em seguida, o mediador aplica a metodologia de listar problemas e atores envolvidos para que os participantes, através de seu olhar crítico, desenvolvam propostas que solucionem os problemas locais. O objetivo do Canvas é ajudar cidadãos de todo o Brasil a elaborarem soluções aos desafios da sua comunidade, cidade, estado ou país, através de uma metodologia interativa e de comunicação leve.

“Eu achei muito interessante. Me senti ouvida como uma representante do norte do país. Talvez as ideias que nós discutimos aqui possam entrar em ação e ajudar quem precisa. Eu sinto que eu pertenço a algum lugar. Às vezes não temos espaço para divulgar o que está acontecendo os nossos problemas, e quando esse tipo de iniciativa chega até a gente, é como se tivéssemos voz”, explicou a aluna do SENAC Pará, Júlia Taís, após participar do primeiro Canvas de Políticas Públicas da segunda temporada do AMQQ.

“A ferramenta do canvas já mostrou sua eficácia no mundo dos negócios e pensando nisso, nós da FRAM, resolvemos trazer essa metodologia adaptada a educação política de uma maneira mais informal e didática com o intuito de gerar um maior engajamento dos jovens”, disse a diretora institucional da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Mariane Cavalcante.

Os Canvas da nova temporada do Amazônia Que Eu Quero

Este ano, a nova temporada do Amazônia Que Eu Quero realizou seu primeiro canvas em Belém, com a participação dos alunos no SENAC – Pará. Ao todo, cerca de vinte (20) alunos estiveram presentes e mais de dez (10) propostas foram criadas com base no tema “Educação”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional