“O sucesso da educação está relacionado a uma cultura de avaliação””.

Por: GIFE| Notícias| 11/09/2006

Viviane Senna*

O Compromisso Todos pela Educação se diferencia de outros movimentos nessa área porque propõe metas mensuráveis e passíveis de serem realizadas. É uma proposta objetiva, com começo, meio e fim.

O grupo responsável em elaborar essas metas não tem como missão executá-las. Não é nosso papel. Mas o que se pretende com o Compromisso é instaurar na sociedade três verdades transformadoras: a educação é a prioridade do país; é possível oferecer educação de qualidade e, por fim, o sucesso da educação está intimamente relacionado a uma cultura de avaliação.

Dessa forma, todos os desafios propostos são fundamentais para mudar o cenário da educação. Conforme mostram as projeções feitas pelo INEP, um entre os mais difíceis de serem alcançados é a correção de fluxo. Hoje, 48,4% dos jovens brasileiros completam o ensino fundamental aos 16 anos. Apenas 34,6% terminam o ensino médio aos 19 anos, isto é, já considerando 2 anos de atraso (ou defasagem).

Para 2022, temos como meta que 80% dos jovens completem o ensino fundamental aos 16 anos, enquanto 70% terminem o ensino médio aos 19 anos. Dessa forma, superaremos o inchaço da população de meninos e meninas no ensino fundamental, que hoje está em torno de 33,5 milhões de alunos matriculados, o que significa um quinto acima do que a rede deve comportar. Uma realidade que é fruto da má qualidade do ensino.””

*Viviane Senna é presidente do Instituto Ayrton Senna.

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