Observatório acompanhará metas educacionais para a próxima década

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2013

Lançado em dezembro, o Observatório do PNE inaugura uma plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação e de suas respectivas estratégias, além de oferecer análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência do Plano.

Ao todo, dezoito organizações que desenvolvem atividades voltadas para a educação participam da iniciativa. Entre elas estão a Fundação Itaú Social, a Fundação Lemann, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, a Fundação Victor Civita, o Instituto Natura, o Instituto Avisa Lá, o Instituto Paulo Montenegro, o Instituto Rodrigo Mendes e o Instituto Unibanco.

O Observatório do PNE vai mostrar, também, a evolução da aprendizagem dos alunos por meio dos indicadores educacionais oficiais, como o Ideb e também a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que passou a ser aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano.

A plataforma oferece ainda recursos para a desagregação de indicadores por regiões e estados e por diversas categorias da população, possibilitando a visualização de séries históricas e a comparação de dois anos específicos.

Como forma de apoio à aprovação e à implementação do PNE, o GIFE e sua Comissão de Educação enviaram uma carta para mobilizar empresários para se envolverem em um esforço nacional por uma educação de qualidade no Brasil. O GIFE acredita que esses líderes poderão canalizar seu poder de influência no processo, que vem tramitando no Congresso desde 2010.

Para isso, o GIFE incentiva que os líderes das empresas ou famílias mantenedoras dos institutos/fundações em que atuam possam:

– Pressionar parlamentares para a conclusão do PNE, ainda em 2013, bem como mobilizar e articular para que outros empresários e entidades também exerçam pressão sobre parlamentares.

– Influir ativamente para que os gestores dos estados e municípios da sua área de influência tenham seus planos de Educação em harmonia com as diretrizes e metas do PNE e que promovam ações efetivas de melhoria da qualidade da Educação.

– Orientar seus investimentos sociais para programas e projetos que privilegiem o atendimento ao PNE.

– Sensibilizar seus funcionários e familiares para que conheçam os desafios da educação brasileira, sendo multiplicadores de uma atitude proativa dos indivíduos e da sociedade em prol de uma Educação de Qualidade.

A perspectiva é que essa mobilização alcance proporções que realmente contribuam para a rápida aprovação do PNE. Para isso, o apoio de toda a sociedade e do investimento social privado é fundamental.

Para saber mais a respeito deste tema, acesse: www.observatoriodopne.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional