Observatório online traz dados educacionais de 14 países da América Latina

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2015

Já está no ar o Observatório Educativo da Reduca, plataforma que congrega indicadores e informações educacionais de 14 países. A iniciativa é da Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca), fundada em 2011 com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Rede congrega 14 organizações que atuam pela melhoria da qualidade da educação pública nos respectivos países, e tem por objetivo promover a garantia do direito a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade na América Latina. No Brasil, a representação é feita pelo movimento Todos Pela Educação.

A proposta do Observatório é divulgar dados educacionais da região para que a sociedade possa monitorar e avaliar políticas públicas educativas, assim como promover o intercâmbio de boas práticas.

Na plataforma, os internautas podem conferir uma série de  indicadores, como, por exemplo, os relativos a acesso a cada etapa educacional, taxa de aprendizagem dos estudantes, dados sobre investimento na área, estatísticas a respeito de carreira e formação de professores, entre outras informações. Além disso, estão disponíveis publicações e estudos sobre educação, bem como relatórios e infográficos produzidos pela rede.

As fontes de dados utilizadas para construir os indicadores do Observatório Reduca são principalmente organismos internacionais, como a Unesco e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional