Oficinas na Semana do Investimento Social discutem leis de incentivo e fundos

Por: GIFE| 9º Congresso GIFE| 21/03/2016

Na Semana do Investimento Social, duas oficinas pretendem trazer mais informações sobre os desafios e as oportunidades para o  Investimento Social Privado (ISP) no uso de leis de incentivo e aplicação de recursos via fundos.

A primeira delas, proposta pelo ISG Serviços Especializados, irá apresentar dados a respeito da Lei de Incentivo ao Esporte (Lei 11.438/2006), que permite que empresas e pessoas físicas destinem parte do Imposto de Renda a pagar (1% e 6%, respectivamente) a projetos previamente aprovados pelo Ministério do Esporte. Até dezembro de 2015 foram captados mais de R$ 1.6 bi que beneficiaram 1700 projetos.

A ideia da atividade é discutir diversos aspectos sobre a execução dos projetos com recursos incentivados como dificuldades, responsabilidades,formas de captação de recursos etc. A oficina será no dia 29 de março, às 10h30 (veja aqui como se inscrever).

No mesmo dia, o movimento Força Fumcad – que reúne cerca de 50 organizações sociais que se utilizam do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) como fonte de recursos para seus projetos – irá promover um encontro sobre Eficácia da aplicação de recursos dos fundos – FUMCAD e CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente): desafios e possibilidades“.

 A proposta da oficina é discutir a respeito do potencial de captação para projetos financiados por estes fundos via direcionamento do Imposto de Renda, analisando as oportunidades para empresas e pessoas físicas, assim como para as organizações do terceiro setor.

O movimento já vem atuando no sentido de fortalecer os atores sociais envolvidos nesta política pública, que tem encontrado diversos desafios com relação a gestão de convênios e repasse de recursos. Além disso, a expectativa dos organizadores é conseguir envolver outros setores da sociedade e chamar atenção de possíveis investidores e formadores de opinião sobre o tema.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional