Oi Futuro cria projeto de desenvolvimento de jogos eletrônicos

Por: GIFE| Notícias| 04/06/2007

Uma parceria do Oi Futuro com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) lançou um projeto de pesquisa que será usado como mais uma ferramenta educativa no programa Geração Oi: a Fábrica de Jogos. A idéia, inédita no país, prevê que os alunos do Centro Experimental Cícero Dias, em Recife, desenvolvam jogos para plataformas como celulares e computadores.

Para isso, o projeto une tecnologia e uma pedagogia de times colaborativos que combinam o ensino de linguagens de programação ao conteúdo educativo e ao raciocínio lógico. O convênio firmado entre o Oi Futuro e o CESAR prevê que o desenvolvimento de jogos fará parte do currículo escolar do ensino médio das escolas do programa Geração Oi.

A expectativa é que, ao final de três anos, sejam produzidos jogos educativos que depois poderão ser disponibilizados como metodologia de ensino para outras escolas do país. O aprendizado vai ocupar quatro tempos semanais dos primeiros 260 alunos. “”É uma atividade interdisciplinar da escola. O programa é mais um desafio pedagógico da Cícero Dias e do Geração Oi. A idéia é que os alunos aprendam através da experimentação””, explica Samara Werner, gerente do Oi Futuro.

No primeiro módulo, os alunos entenderão, através de jogos já existentes, como é o mecanismo de seu funcionamento, para em seguida iniciarem atividades de criação e programação de seus próprios jogos. O grau de dificuldade aumentará progressivamente, de acordo com o desenvolvimento do projeto. “”Esse é um mercado em crescimento. A Fábrica de Jogos vai ajudar na formação do conhecimento, competência e mercado de trabalho, numa proposta que compactua com a linguagem dos jovens””, completa Samara.

O educador Luciano Meira, criador e coordenador da Fábrica de Jogos, diz que além da aprendizagem de alunos e professores, o projeto quer produzir e construir colaborativamente um ambiente de cultura digital, hoje presente em todos os lugares. “”É uma tentativa de inserir e engajar os adolescentes e professores nesse ambiente. O aprendizado pode posicioná-los profissionalmente também, já que há possibilidades de eles participarem de equipes profissionais de desenvolvimento de jogos no Porto Digital, em Recife””, afirma Meira.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional