Oi Futuro lança websérie interativa para jovens
Por: GIFE| Notícias| 15/12/2008O Oi Futuro lançou, em parceria com a Raccord, uma websérie interativa que fala a linguagem dos jovens. Desenrola conta o que “”rola”” com os personagens Priscila, Miguel e Orelha, que discutem os principais temas de interesse da juventude: sexualidade, drogas e primeiro emprego. A série é veiculada em diferentes mídias – sites, blogs, rádio e redes sociais – e mostra o que os jovens pensam e esperam da vida.
A proposta é estimular a discussão, incentivar um diálogo entre os jovens e gerar conteúdo criativo. Através dos três temas principais, serão abordados outros aspectos como meio ambiente e educação. Os vídeos que narram pequenas vitórias, surpresas e tristezas dos três personagens serão postados no site www.desenrola.com.br.
É possível acompanhar através dos vídeos e posts dos blogs o dia-a-dia dos três amigos, que têm que desenrolar situações cotidianas. A interação será desdobrada com ferramentas virtuais, como You Tube, Orkut, Flirck, Last FM, Twitter e experiências reais. Cada personagem terá um mundo exclusivo no próprio portal e um canal direto de interatividade com os telespectadores.
Através do link Participe!, o internauta pode postar fotos, vídeos e até música. Um dos personagens, por exemplo, tem uma banda, mas como o vocalista vai deixar o grupo, o substituto será escolhido entre os freqüentadores do portal. Os jovens atores também participam de enquetes, desenvolvem projetos de arte digital e lançam jogos de ficção interativa com enigmas, que combinam situações virtuais e reais.
O jogo é mais uma forma de envolver os espectadores na história, estimular que entrem na narrativa e resolvam desafios, interagindo com os personagens. A Oi FM lançará pistas reais pela cidade referentes a um determinado momento da história.
“”Queríamos discutir temas do interesse do jovem com uma linguagem própria deles. Para isso, nada melhor do que uma série interativa com atores jovens, que se apropria das ferramentas que mais prendem a atenção da juventude hoje: blogs, fóruns, sites, vídeos e jogos eletrônicos””, destaca a diretora de Educação do Oi Futuro, Samara Werner.
O portal promoverá também algumas campanhas como “”Tô no Filme””, por exemplo, um blog que discute sugestões para um longa-metragem. A idéia é fazer um roteiro baseado em histórias reais – todo conteúdo gerado no portal se transformará ao final do projeto em um filme.
Serão lançadas estratégias virais na rede como o “”Teste sua Cantada””, que incentivará o envio e a votação das melhores cantadas no portal, além de jogos sobre temas do universo jovem, como uma nova versão do jogo da verdade num tabuleiro virtual. O portal Mundo Oi e a Oi TV também promoverão a série.
“”O Desenrola é resultado de um estudo que fizemos sobre o que a juventude espera da vida e descobrimos a versão atual do antigo lema sexo, drogas e rock. O primeiro emprego substituiu o rock. A idéia desse projeto também é ouvir o que a juventude, que está no celular, na Internet, no orkut, tem a dizer””, afirma Rosane Svartman, da Raccord. O portal conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
Através da série, que lança seis vídeos por semana, o Oi Futuro também pretende levar a discussão para a sala de aula. Serão desenvolvidas atividades em escolas públicas, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, sobre os temas abordados na série.
O Desenrola terá guias de atividades para potencializar os temas propostos nas escolas e realizará oficinas de capacitação de professores da rede pública. Pelo portal Conecta (www.portalconecta.org.br) que hospeda o site, os professores terão suporte pedagógico e metodológico, assim como ambiente para tirar dúvidas e dicas de leitura.
Serão sugeridas 30 atividades práticas diferentes voltadas para educadores, que abordam os três grandes temas do Desenrola. Cada atividade, terá um guia de uso online, uma espécie de passo-a passo, com diferentes graus de dificuldade e o objetivo pedagógico.Todas as dinâmicas buscam fazer com que aluno reflita, tenha capacidade de planejar e tire suas próprias conclusões.
“”Os temas sexo, drogas e primeiro emprego são considerados transversais. Não são assuntos curriculares, mas estão no dia-a-dia da juventude e refletem até mesmo no desempenho deles na sala de aula. Por isso, precisam ser tratados de frente, sem enrolação””, afirma a consultora pedagógica do Desenrola, Débora Garcia.
Através de workshops promovidos pelo Oi Futuro, os professores também terão uma relação mais direta com as ferramentas tecnológicas, os temas abordados e as atividades propostas. Eles terão um espaço para estímulo e troca idéias entre os educadores que estejam vivenciando o desafio de tratar desses temas na sala de aula.
Nesse fórum, voltado para professores e coordenadores pedagógicos, haverá debates sobre os temas propostos e serão inseridas sugestões a partir da aplicação dos guias de atividades na escola. Os assuntos mais interessantes ganham destaque no blog “”Desenrola na Sala””.