OIT medirá valor do trabalho voluntário no país

Por: GIFE| Notícias| 19/08/2011

O Brasil faz parte de um grupo de seis países que se comprometeram a mensurar regularmente a extensão do trabalho voluntário e a contribuição econômica que esta prática traz para a produção da riqueza nacional. Os outros cinco países que realizarão medições periódicas sobre o voluntariado são o Canadá, a Polônia, a África do Sul, a Coreia e a França, de acordo com o diretor do Departamento de Estatísticas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Rafael Diez de Medina.

A ação é um dos desdobramentos implementados por decisão do Ano Internacional do Voluntariado das Nações Unidas, comemorado em 2005, e foi divulgada pela organização por ocasião do lançamento do Manual on the Measurement of Volunteer Work (Manual de Medição do Trabalho Voluntário), em março deste ano.

O objetivo da publicação é estimular os países a criar sistemas estatísticos capazes de oferecer informação específica, e atualizada regularmente, sobre a participação da sociedade na solução de problemas sociais. Segundo a OIT, os órgãos estatísticos atuais “frequentemente ignoram ou raramente capturam a crescente importância“ do voluntariado na vida das nações.

Faça o download do Manual on the Measurement of Volunteer Work no site da OIT.
http://www.ilo.org/stat/Publications/lang–en/WCMS_153524/index.htm


As informações são do Idis.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional