Oito novos palestrantes confirmam participação no encontro

Por: GIFE| Notícias| 15/03/2004

Nas últimas semanas, novos nomes confirmaram participação como conferencistas e debatedores do 7º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor (veja a lista completa).

Na mesa de debates 1B, que acontece no dia 17 de maio e terá como tema Democracia na Ibero-América – Cultura e desenvolvimento social na pauta da integração regional da América Latina, já estão confirmados Luiz Eduardo Wanderley e Miguel Anacoreta Correia.

Wanderley é sociólogo e professor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), da qual foi reitor no período de 1984 a 1988. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos Latino-Americanos, ligado à pós-graduação em Ciências Sociais dessa instituição. Em colaboração com membros do Cedec (Centro de Estudos de Cultura Contemporânea), da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo), desenvolveu uma pesquisa sobre gestão pública estratégica dos governos sub-nacionais frente aos processos de inserção internacional e integração regional (com foco no Mercosul), de 1999 a 2002, da qual serão publicados três livros.

Já o português Anacoreta, engenheiro civil, é deputado em Lisboa pelo CDS-PP e presidente da Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Foi diretor para a América Latina da Comissão Européia, secretário de Estado dos Transportes e Defesa Nacional (1981) e alto funcionário da Comissão Européia em Bruxelas. É membro do Conselho Estratégico da Universidade Internacional (Lisboa), da Assembléia de Curadores da Fundação Cidade de Lisboa e do conselho consultivo do Instituto Nacional de Transportes Ferroviários de Lisboa.

No mesmo dia, Liszt Benjamim Vieira, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, participará da mesa de debates 1D (Democracia e terceiro setor – Participação, representação e representatividade na governabilidade mundial). Advogado, mestre em ciências sociais pela Universidade de Paris, Vieira coordenou o Fórum Global da Rio-92, além dos fóruns brasileiro e internacional de ONGs, nos anos 90. É professor de sociologia na PUC-RJ e nos cursos de mestrado em sociologia e direito e em ciência ambiental na Universidade Federal Fluminense (UFF). Escreveu os livros Cidadania e Globalização e Os Argonautas da Cidadania, entre outros.

Charo Méndez e Francisco Whitaker estarão na mesa de debates 2C, no terceiro dia do evento (18/5). O tema a ser abordado será Conhecimento e redes de informação – Os novos mecanismos de organização e gestão social.

Venezuelana, Charo é socióloga e tem vasta experiência na formulação e na avaliação de projetos sociais de organizações não-governamentais. Foi diretora executiva da Associação Nacional de Organizações da Sociedade Civil Venezuelanas e membro do Conselho Diretivo da Federação de Instituições Privadas de Atenção à Criança, ao Jovem e à Família (Fipan).

Membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e do Comitê Organizador do Fórum Social Mundial, o arquiteto Francisco Whitaker também é sócio-fundador da associação Transparência Brasil. Atualmente, está organizando o Relatório Anual sobre Dignidade Humana do Brasil, dentro da Década pela Superação das Violências, programa do Conselho Mundial de Igrejas. Foi consultor da Unesco, professor no Instituto de Formação para o Desenvolvimento de Paris e no Instituto Latino-Americano de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ilpes/ONU) e trabalhou no setor de desenvolvimento urbano e regional da Divisão de Assuntos Sociais da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal/ONU). Em 2000, coordenou um grupo interdisciplinar de trabalho no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, para elaborar projetos de lei para a criação de subprefeituras e conselhos de representantes no município de São Paulo.

Rubens Ricupero ministrará a conferência 3 (Concentração de renda e eqüidade social – Obstáculos e caminhos rumo à construção de uma democracia plena). O embaixador é o atual secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Bacharel em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), foi ministro das finanças em 1994 e encabeçou as delegações brasileiras para a Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas e a Conferência para o Desarmamento, em Geneva (Suíça). Além disso, foi presidente do comitê de finanças na conferência Rio-92.

O italiano Brízio Biondi-Morra estará presente na mesa de debates 3A, que tratará de Eqüidade e mercado – Responsabilidade social empresarial e cooperativas sociais: novas formas de fazer negócio. Atual presidente do conselho da Fundação Avina, é doutor em administração de empresas pela Universidade Harvard (EUA) e em economia pela Universidade de Bocconi (Itália). Trabalhou na empresa petroquímica Du Pont na Europa, fundou uma empresa de transportes na África e uma indústria química em Nova Iorque. Foi reitor do Incae (instituição multinacional sem fins lucrativos, de ensino superior de administração e economia) e atualmente é professor pleno e presidente do conselho diretor dessa instituição.

Em conjunto com Ruth Cardoso, a portuguesa Maria de Lourdes Pintasilgo participará da conferência de encerramento Integração regional e identidade nacional – As perspectivas da cidadania e do desenvolvimento social na Ibero-América. Co-presidente da Comissão Mundial de Globalização, ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira ministra em Portugal. Também foi embaixadora de Portugal na Unesco e membro do conselho executivo dessa organização. Além disso, já esteve na presidência da Comissão Interministerial sobre a Política Social Relativa à Mulher, do grupo de trabalho sobre igualdade e democracia do Conselho da Europa e do conselho diretivo do Instituto Mundial de Investigação sobre o Desenvolvimento Econômico, da Universidade das Nações Unidas. É membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e presidente da Comissão Independente sobre a População e a Qualidade de Vida.

Além destes, também já confirmaram presença no encontro: Cândido Grzybowski, Federico Casalegno, Ronaldo Lemos, Sílvio Meira, Felícia Reicher Madeira, André Urani e Ruth Cardoso (clique aqui para saber mais).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional