ONGs concluem curso de gestão em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 19/12/2011

No início do mês de dezembro, 25 profissionais de 14 organizações sem fins lucrativos da zona leste de São Paulo receberam certificados de conclusão de um curso que visou fortalecer e estruturar a gestão de suas entidades. Por meio de um edital, elas foram selecionadas para essa formação de seis meses, promovida pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a FICAS — organização especialista em metodologias destinadas às ONGs de base comunitária.

“Os resultados foram muito positivos, porque, ao longo do curso, o grupo assimilou conceitos e conteúdos no dia a dia de seus respectivos trabalhos, passando a reconhecer a importância de um plano de gestão para fazer a diferença no território”, avalia Carolina Miranda, coordenadora da área de gestão do FICAS e uma das responsáveis pela formação do grupo da zona leste.

Para Paula Galeano, coordenadora geral da Fundação Tide Setubal, o curso criou um ambiente favorável à exposição de experiências e práticas entre os participantes. “Esperamos que a rede de trocas e as colaborações continuem daqui para frente”, discursou no encerramento.

Pontos-chave
Numa carga horária total de 142 horas, foram abordados temas como mobilização de recursos, elaboração de projetos e avaliação. Os profissionais ainda conheceram ferramentas para o desenvolvimento de um plano de gestão. Ao fim, cada instituição apresentou seu plano para uma banca formada por membros da equipe da Fundação Tide Setubal e parceiros do FICAS. A ideia era proporcionar uma avaliação externa às organizações para que aprimorassem seu trabalho. “Foi uma experiência única, porque o feedback ajuda nossa entidade a crescer e a amadurecer”, ressalta Rosemeire de Campos Rasino, coordenadora pedagógica do Projeto Esperança São Miguel.

Houve ainda uma simulação com parceiros para apresentação de projetos de captação de recursos e uma série de visitas da equipe FICAS a cada uma das ONGs, para mobilizar as equipes e estimulá-las a se integrar nas tarefas do plano. “Essas visitas e o acompanhamento tão próximo foram os diferenciais desta formação”, afirma Marlene Cortese, conselheira da Fundação Tide Setubal. “O FICAS orientou os trabalhos de acordo com as necessidades do grupo.”


As informações são da Fundação Tide Setubal.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional