Ongs lançam manual dos direitos da pessoa com deficiência mental

Por: GIFE| Notícias| 11/12/2006

Dúvidas sobre o que é a Curatela? Quem é o Loas? Ou quanto custará a família um serviço de assistência jurídica? Estão respondidos no Manual dos Direitos Fundamentais da Pessoa com Deficiência Mental, guia lançado no último dia 4 de dezembro, em São Paulo.

O manual servirá para orientar famílias sobre os direitos e deveres da pessoa com deficiência mental na sociedade e é fruto do trabalho conjunto de quatro organizações que lidam com pessoas com deficiência mental: Associação para o Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional (ADERE), Associação Para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, e Associação Carpe Diem.

Dentre os temas abordados, há pontos fundamentais, como: Educação, cidadania, Trabalho, Voto, Loas (Lei Orgânica da Assistência Social), Aposentadoria e Pensão, além de explicação sobre o que é o Poder Judiciário, o que significa Ministério Público e o que representa a palavra Cidadania. O guia será distribuído gratuitamente para a população e a APAE de São Paulo também o disponibilizará no seu site (www.apaesp.org.br) para download.

Para o promotor público e presidente da APAE de São Paulo, Fabio Ramazzini Bechara, a criação do Manual, via quatro organizações especializadas, é um passo importante para o esclarecimento da sociedade. “”A atuação conjunta e em rede de todas as organizações de atendimento à pessoa com deficiência mental, certamente fortalece o discurso da inclusão, seja sob a perspectiva do reconhecimento dos direitos, seja sob a ótica do seu cumprimento e fiscalização””.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional