ONU lança página em português dedicada aos direitos humanos

Por: GIFE| Notícias| 14/04/2014

Já está no ar uma nova página na internet, em português, totalmente dedicada aos direitos humanos. A iniciativa é do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e tem o objetivo de atender uma demanda crescente sobre este assunto no país.

No espaço virtual, os internautas podem conhecer em detalhes o contexto histórico da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o documento mais traduzido do mundo, assim como saber mais sobre os procedimentos para realizar denúncias de violações de direitos humanos junto às Nações Unidas.

O site conta ainda com uma lista sobre as 20 principais conquistas na área desde 1993, ano de criação do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos. Entre os avanços, o site cita as proteções adicionais explícitas no direito internacional que agora englobam crianças, mulheres, vítimas de tortura, pessoas com deficiência, instituições regionais, entre outros.

Além disso, há um consenso global de que graves violações dos direitos humanos não devem ficar impunes. As vítimas têm o direito de exigir justiça, inclusive em processos da restauração do Estado de Direito após conflitos. O Tribunal Penal Internacional traz autores de crimes de guerra e crimes contra a humanidade à justiça. O organismo da lei internacional dos direitos humanos continua evoluindo e expandido para tratar de questões emergentes de direitos humanos, tais como os direitos das pessoas idosas, o direito à verdade, um ambiente limpo, água e saneamento e comida.

O espaço virtual tem ainda notícias sobre o assunto atualizadas diariamente e vídeos a respeito do tema. Entre eles está o documentário “A Trajetória do Genocídio Nazista”, com direção de Raye Farr, que utiliza imagens raras provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional