ONU lança site brasileiro sobre o Pacto Global

Por: GIFE| Notícias| 08/11/2004

Acaba de ser lançado o site brasileiro do Pacto Global (www.pactoglobal.org.br), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular ações socialmente responsáveis entre as empresas. Até então, todas as informações estavam concentradas em uma página do site da ONU no Brasil.

Com o novo serviço, os dados ficaram distribuídos nas seções Sobre o Pacto Global, Pacto Global no Brasil e A rede Pacto Global. São apresentados os objetivos da ação, sua estrutura no país e no mundo e os dez princípios que devem guiar as ações corporativas na área social.

Além disso, os internautas podem ter acesso aos documentos essenciais da iniciativa – como o modelo da carta de adesão, relatório da cúpula de líderes e diretrizes do Pacto para comunicação e a notícias relacionadas ao tema. Em breve, estará disponível uma lista completa das empresas e instituições brasileiras que já aderiram ao movimento.

Lançado em julho de 2000 pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, o Pacto Global tem como público-alvo companhias privadas, organizações não-governamentais, fundações, sindicatos, federações e outras instituições – são membros, por exemplo, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e o Grêmio Recreativo Escola de Samba da Portela. A idéia é estimular a prática e a disseminação de dez princípios ligados a direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Atualmente, o Brasil tem mais de 200 empresas e organizações cadastradas e é o país com o maior número de signatárias. Aqui, ele é subdivido em duas esferas: a Rede Pacto Global, da qual todas fazem parte, e o Comitê do Pacto Global, grupo representativo que orienta, facilita e encoraja os participantes e outros interessados a fazer parte do movimento e desenvolver programas relacionados.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional