ONU realiza consulta pública sobre Década Internacional de Afrodescendentes

Por: GIFE| Notícias| 13/06/2016

No continente americano, 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes. Ao redor do planeta, existem outros milhões de descendentes dos povos nativos da África, sendo que estas pessoas constituem alguns dos grupos mais pobres e marginalizados da humanidade. Para dar voz a esta população, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Década Internacional de Afrodescendentes, que acontece entre 2015 e 2024.

Agora, a ONU promove uma consulta pública para ouvir organizações não-governamentais e outras entidades da sociedade civil sobre o plano e as estratégias que deverá adotar durante a Década. A expectativa é que as entidades forneçam contribuições e subsídios para as ações da ONU e de suas agências, fundos e programas no Brasil. Além disso, com a pesquisa será possível conhecer melhor as linhas de ação, atividades e abordagens da sociedade civil em prol do reconhecimento, dos direitos e do desenvolvimento das populações afrodescendentes.

A consulta pública ocorre até o dia 16 de junho e é composta por um questionário que aborda os temas defendidos e trabalhados pelas entidades e o que elas consideram relevantes neste campo. O tempo de resposta é de, em média, 10 minutos.

A pesquisa é realizada pelo Grupo de Trabalho sobre Gênero, Raça e Etnia da ONU no Brasil e faz parte de uma série de atividades presenciais e online que integram a Década Internacional de Afrodescendentes, cujo objetivo é promover os direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos das pessoas afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.

Saiba mais sobre o assunto no site: www.decada-afro-onu.org.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional