ONU traça realidade das brasileiras na última década

Por: GIFE| Notícias| 13/03/2006

O que mudou para a mulher na última década no Brasil? Essa pergunta pode ser respondida pelo relatório O Progresso das Mulheres no Brasil. A publicação traz um balanço detalhado das conquistas e dos desafios da parcela feminina da população nacional.

A obra foi organizada pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), com apoio da Fundação Ford e a colaboração da organização não-governamental Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia). Inédito no Brasil, o trabalho foi inspirado na versão mundial “”Progresso of World′s Women”” (2000) e adaptado à realidade brasileira, sob a coordenação geral das diretoras da ONG Cepia Jacqueline Pitanguy e Leila Linhares Barsted.

O livro é composto de textos analíticos e reportagens. Os artigos foram escritos por pesquisadoras da área. As reportagens trazem, por meio de relatos de experiências e casos, os impactos dessas mudanças na vida das mulheres.

As áreas temáticas discutidas nos oito capítulos são: Direitos humanos com enfoque nas mulheres; Direitos civis e políticos; Desigualdades no campo do trabalho; Desigualdades de gênero no Brasil urbano e rural; Diversidade étnica e racial; Condição das mulheres no cenário urbano; Saúde, sexualidade e direitos reprodutivos; e Violência de gênero.

Por conta da edição limitada, a publicação – que será doada – está também disponível na íntegra no site www.mulheresnobrasil.org.br que oferece a versão integral do capítulo e da reportagem que acompanha o texto principal. Além disso, há também indicações de organizações não-governamentais, centros de pesquisa e instituições que trabalham com o tema da igualdade nas relações de gênero.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional