OPAS promove concurso de melhores práticas de promoção da saúde

Por: GIFE| Editais| 01/05/2017

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) – escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) – está com inscrições abertas, até o dia 12 de maio, para o Concurso de Experiências Significativas de Promoção da Saúde na Região das Américas.

Podem concorrer municípios ou comunidades (urbano ou rural) que desenvolveram ou estão desenvolvendo experiências de promoção e/ou gestão das políticas públicas de saúde e compartilhem os princípios e valores da estratégia de comunidades saudáveis por no mínimo dois anos; escolas; e universidades e Instituições de Ensino Superior que incorporam a promoção à saúde ao seu projeto de educação e trabalho, com o fim de promover o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A premiação contará com quatro categorias: Educação em Saúde com Enfoque Integral, Trabalho em Rede, Construção do Conhecimento sobre Promoção da Saúde e Intersetorialidade.

A avaliação das candidaturas será feita por um júri internacional composto por membros de diferentes países, que selecionarão os vencedores.

A prática ou ação deverá apresentar as seguintes características: ser pertinente e adequada ao contexto (população ou comunidade) na qual se realiza; buscar responder sobre uma situação onde se considera necessário implementar, modificar ou aperfeiçoar as ações; apresentar mudanças ou resultados considerados valiosos pelo público participante; ser participativa e envolver atores chaves para o tema e contexto; incorporar e valorizar os conhecimentos e práticas realizadas pelas pessoas e grupos; estar documentada de maneira clara e em meios acessíveis; ser sustentável (se mantém ao longo do tempo, produz efeitos ou mudanças duradouras); permitir ser replicada; ser inovadora; e considerar elementos de sistematização, monitoramento e avaliação de resultados, retroalimentação de ações e reorganização das mesmas a partir de lições aprendidas.

Serão escolhidas 12 experiências para receber o reconhecimento da OPAS, sendo três em cada categoria e em cada âmbito. Os vencedores terão um resumo das suas experiências publicado na página da organização na internet e de todas as redes e instituições membros da equipe coordenadora do concurso.

As inscrições podem ser feitas pelo site do concurso. Para mais informações, envie um e-mail para: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional