“Ópera em Rede”: Fundação Rede Amazônica lança exposição em homenagem aos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 29/05/2023

Fundação Rede Amazônica

Em mais uma ação do projeto “Ópera em Rede” – coordenado pela Fundação Rede Amazônica (FRAM) até o domingo (28/05), os manauaras poderão encontrar no Amazonas Shopping a “Ópera em Cena” – uma exposição que destaca os melhores momentos dos 25 anos do  Festival Amazonas de Ópera (FAO).

O primeiro dia (23/05), reuniu personalidades como a diretora presidente da Fundação Rede Amazônica, Dra. Cláudia Daou, além da diretora do Teatro Amazonas e representante da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Elizabeth Guerra Cantanhede, além do responsável por trazer a ópera ao estado do Amazonas, o ex-secretário de cultura, Robério Braga.

Segundo Marcya Lira, a ação tem como objetivo popularizar a ópera na cidade. “Aqui na exposição as pessoas vão encontrar a programação de cada ano da ópera e no último dia, terão a oportunidade de acompanhar uma pequena ópera que com certeza vai emocionar muita gente”, explicou.

Para a diretora do Teatro Amazonas, a exposição proporciona uma viagem no tempo. “É como andar pelos corredores do teatro e sentir a história, porém aqui no shopping. É muito interessante esse tipo de ação pois possibilita uma viagem nos espetáculos até 2023”, declarou.

A estudante de recursos humanos, Jessilane, ressaltou o sentimento de “viagem no tempo” ao passear entre os cubos iluminados da exposição. “É muito legal e inovador. Nos possibilita realmente viajar na história dos eventos de ópera”, disse ela.

Sobre o projeto “Ópera em Rede”

Em alusão aos 25 anos do “Festival de Ópera”, a Fundação Rede Amazônica (FRAM) lançou o projeto “Ópera em Rede”, em parceria com a Secretaria de Economia e Cultura Criativa e do Governo do Estado do Amazonas. Com o objetivo de  popularizar a ópera através de ações culturais e sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade, o projeto é composto por exposição de ópera, pocket shows e ações socioambientais como plantio de árvores, doações de alimentos e uma campanha de combate à fome. 

“O projeto vem para popularizar mais o gênero que é muito distante e para comemorar os 25 anos do festival que é tão interessante e que traz tanto brilho para a nossa região. A intenção é levar o ritmo através de ações para pessoas em situação pouco favorável. A gente tem que olhar para a cultura mas pensar na pessoa, então a gente entende que além de levar o acesso à cultura, a gente tem que levar conscientização sobre alguns temas que são relevantes para a fundação”, explica a diretora executiva da Fundação Rede Amazônica, Marcya Lira.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional