Organização ensina passo-a-passo de ações de advocacy
Por: GIFE| Notícias| 30/08/2004O Misa (Media Institute of Southern Africa) é uma organização sem fins lucrativos presente em 11 países do sul da África e com sede na Namíbia, que tem como principal objetivo promover uma imprensa livre, independente e plural. Para isso, atua em áreas como o advocacy, a troca de informações e a capacitação.
Um dos materiais produzidos pela organização é um guia que ensina o passo-a-passo para uma campanha de advocacy. Veja a seguir a versão traduzida. Outras informações pelo site www.misa.org ou pelo e-mail [email protected]
Um modelo de campanha de advocacy
Primeiro passo
Qual é o problema?
- Identifique o problema
- Por que atacar este problema em vez de outros?
- Quais as prioridades deste problema?
Uma análise resumida do problema:
- Quais são seus pareceres sobre o problema?
- Por que você está preocupado com este assunto?
- Qual é a sua ordem do dia?
- Quais são os outros pontos de vista existentes sobre esse problema? Você consultou homens e mulheres?
- Quais interesses são satisfeitos por cada ponto de vista?
- Quais interesses você acha que está satisfazendo?
Segundo passo
Como você pode descobrir mais sobre esse problema?
- Colete informações sobre o assunto dentro de seu contexto local e nacional
- Pesquise sobre exemplos regionais e internacionais semelhantes
- Esteja familiarizado com as políticas, normas e diretrizes em vigor
- Encontre precedente realizado em outros contextos
Terceiro passo
Qual a visão de sua campanha? Quais são as metas ao longo do caminho
- À luz de sua pesquisa, você ainda mantém suas posições iniciais sobre o problema?
- Estabeleça itens não-negociáveis
- Identifique claramente suas metas. Foque nos pequenos passos
Quarto passo
Identifique os jogadores
- Quem você quer atingir?
- Quem tem o poder?
- Quais são seus aliados?
- Quais são seus oponentes?
Quinto passo
Qual estratégia você vai usar para atingir suas metas?
Formule um plano de ação (incluindo algumas ou todas as seguintes táticas):
- Considere quais recursos humanos e financeiros você tem à disposição
- Forme um comitê de campanha com diversidade de gênero e subcomitês relevantes
- Construa alianças com outros grupos de interesse que são potenciais parceiros nessa campanha
- Crie aliados e estude como interagir com eles
- Crie e-groups (grupos eletrônicos de discussão)
- Mobilize pessoas que você identificou como jogadores
- Capte recursos
- Compartilhe informações. Crie um informativo ou um boletim
- Nomeie um porta-voz e identifique pessoas carismáticas que vão, publicamente, se associar à campanha
- Consiga cobertura da imprensa
- Envie releases
- Redija cartas aos editores dos veículos de comunicação
- Publique artigos na imprensa
- Veicule anúncios
- Conceda entrevistas às emissoras de rádio e televisão
- Desenvolva cartazes
- Crie músicas de protesto
- Consiga atenção do público
- Camisetas
- Adesivos
- Botons
- Murais
- Organize encontros e fóruns públicos
- Realize protestos públicos – considere usar práticas pouco comuns
- Identifique pessoas-chave e desenvolva estratégias para influenciar o governo e outros setores
- Se aproxime de seus oponentes promovendo, por exemplo, debates públicos
- Lide com ataques e contra-argumentos dos oponentes
- Considere os potenciais riscos e conseqüências
Sexto passo
Como você monitorará e avaliará o sucesso de sua campanha?
- Relate o andamento da campanha
- Arquive todos os resultados da campanha (fotos, recortes de jornais etc.)
- Considere mudanças de rumo quando for necessário
- Avalie seus resultados e fracassos de acordo com as metas estipuladas
- Como você vai fortalecer sua campanha e levá-la adiante?