Organização estuda impacto psicológico do racismo

Por: GIFE| Notícias| 17/04/2006

O Instituto AMMA Psique e Negritude, organização não-governamental paulista, realizará um ciclo de 10 palestras entre os dias 17 de abril a 04 de julho, para discutir quais são as conseqüências psicológicas provocadas pela discriminação racial.

Para isso, a organização vai reunir psicólogos, educadores e militantes do movimento negro que analisarão a questão, tendo como principais objetivos combater o racismo, bem como cuidar das possíveis feridas emocionais provocadas por ele.

O Instituto AMMA Psique e Negritude é parceiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Programa de Combate ao Racismo Institucional. Segundo a diretora-executiva do Instituto AMMA, Jussara Dias, o objetivo do ciclo de palestras é mostrar que ser vítima de discriminação primeira infância pode marcar as pessoas para sempre. “”O que acontece até os seis anos de idade pode ter conseqüências até a vida adulta, mesmo que a pessoa não se lembre””, afirma.

Com vagas limitadas Inscrições, os interessados deverão solicitar um formulário de inscrição por meio do e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 3865-9305. O Instituto fica na r. Havaí, 62 – Sumaré – São Paulo. As reuniões acontecem no local, das 19h às 22h30.

Serviço:
ABRIL
17/04 – A noção de Família como elemento recente na formação da população afro-descendente. Drª Isildinha Baptista Nogueira (Psicanalista).

27/04- Humilhação Social enquanto uma modalidade de Angústia.Profº Dr. José Moura Gonçalves Filho (Instituto de Psicologia da USP).

MAIO
04/05- O Silêncio Familiar sobre a história do povo negro: impactos no corpo real e corpo simbólico. Liane Zink (Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo).

11/05- O papel da Família na construção da auto-estima da criança negra.Drª Isildinha Baptista Nogueira (Psicanalista).

18/05- Corpo e Expressão: os efeitos do racismo. Marilza de Souza Martins (Instituto AMMA Psique e Negritude).

25/05- Auto-estima e Auto-percepção. Profª Maria Aparecida Miranda e Maria Lúcia da Silva (Instituto AMMA Psique e Negritude).

JUNHO
06/06 – A Mestiçagem como Ideologia: identidade mestiça ou identidade negativa. Profª Drª Maria Inês Assumpção Fernandes (Instituto de Psicologia da USP).

22/06 – Os desafios do(a) Educador(a) na promoção de experiências identitárias para a criança negra. Profª Drª Iray Carone (Instituto de Psicologia da USP).

29/06 – Auto-estima da criança negra. Profª Maria Aparecida Miranda e Maria Lúcia da Silva (Instituto AMMA Psique e Negritude).

JULHO
04/07 – A influência da Cultura na formação da identidade e da auto-estima da população afro-brasileira. Profº Dr. Kabengele Munanga (Deptº de Antropologia – FFLCH/USP).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional