Organizações que atendem a crianças e jovens podem participar do edital de reforma ou construção do Instituto Cyrela

Por: GIFE| Editais| 12/08/2019

Apoiar a reforma ou construção de organizações da sociedade civil (OSC) que atendem a crianças e adolescentes é o objetivo do RenovAção, programa do Instituto Cyrela que, em 2019, chega à sua 5ª edição com parceria técnica do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). 

A criação da chamada, em 2015, se alinha aos propósitos e missão do Instituto Cyrela de apoiar projetos de educação destinados a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nas cidades em que a Cyrela está presente, além de estar relacionado diretamente a construção civil, principal atividade da empresa.

“Como estávamos promovendo iniciativas muito afastadas do nosso negócio, achamos importante fazer algo que fosse mais próximo do nosso dia a dia, que é fundamentalmente construir ou reformar espaços”, explica Aron Zylberman, diretor executivo do Instituto. 

Espaço físico e educação 

Podem participar do edital OSC localizadas no município de São Paulo com pelo menos um ano de existência e que desenvolvam trabalhos e iniciativas de impacto social e/ou educacional junto a crianças e adolescentes. É necessário que o projeto inscrito atenda ao público de 6 a 14 anos.  

A opção por OSC que desenvolvam trabalhos educacionais deve-se à crença do Instituto na importância de organizações que oferecem atividades no contraturno escolar para reunir crianças que estudam em escolas de meio período.  

O projeto deve ter como objetivo a reforma ou construção de um espaço que será utilizado para realizar o trabalho com o público do edital. “Antes de começarmos a realizar o programa em 2015, estive em um congresso nos Estados Unidos e um grupo presente falou sobre ‘where study matters’, ou seja, a importância do espaço físico na aprendizagem para que a criança se sinta acolhida. São alguns elementos fundamentais como boa iluminação, ventilação e um ambiente alegre. O espaço pode ser um componente de apoio ao aprendizado ou algo que o atrapalha”, afirma Aron. 

Nesse sentido, o diretor reforça a importância de apoiar a oferta de bons ambientes a crianças e jovens para seu pleno desenvolvimento. “Não acho justo que crianças nascidas em famílias que têm condições de pagar por escolas privadas tenham acesso a bons ambientes educacionais e crianças nascidas em situações de vulnerabilidade social não tenham.” 

Seleção 

Na primeira etapa da seleção, serão verificados o preenchimento do formulário, os documentos da organização e do terreno, bem como as especificações do projeto e o público atendido. A seleção dos semifinalistas será feita pelo IDIS de acordo com o impacto dos projetos. 

Em seguida, as organizações selecionadas serão visitadas para verificação técnica. O projeto vencedor, que poderá receber até 100 mil, será escolhido por uma banca examinadora, composta por especialistas do terceiro setor, executivos e colaboradores da Cyrela. O nome da organização vencedora será divulgado em outubro. 

A execução das obras não deve ultrapassar seis meses e o orçamento total do projeto deve ser de até R$ 100 mil. Caso o valor seja maior, é necessário informar a contrapartida que irá custear a outra parte da operação. 

Participe 

Todos os interessados em participar devem realizar a inscrição até 25 de agosto mediante preenchimento do formulário no site do Programa RenovAção e envio de documentos da organização e do terreno onde será realizada a construção ou reforma para o e-mail [email protected], informando no assunto “Programa RenovAção 2019 – Nome da organização”. 

Todas as regras da chamada estão no regulamento, disponível neste link. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail citado acima. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional