Organizações reúnem esforços para enfrentar a crise da água em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 02/02/2015

A Agenda Mínima é um conjunto de ações e medidas sugeridas pelas organizações que fazem parte da Aliança pela Água para enfrentar a crise hídrica que, desde o ano passado, vem afetando diversos municípios do estado de São Paulo. A iniciativa reúne recomendações aos governos federal, estadual e municipal e permite que diferentes organizações reúnam esforços para otimizar e multiplicar os resultados de suas iniciativas.

As sugestões propostas pela Agenda Mínima foram agrupadas em 10 ações de curto prazo, com foco na minimização dos impactos da crise atual até abril desse ano, e 10 ações de médio e longo prazo, que visam à implantação de um novo modelo de gestão da água, a fim de garantir um futuro mais sustentável para os moradores de São Paulo.

Entre as propostas imediatas, destaque para a formação de um comitê de gestão de crise; transparência na gestão; fornecimento de informações para a população e incentivos à redução de consumo. Já entre as ações de longo prazo, vale ressaltar a importância da adoção de um novo modelo de gestão da água; a recuperação florestal; a elaboração de planos de adaptação climática; a coleta e tratamento de esgotos e despoluição dos rios urbanos; entre outros. Todas as metas estão disponíveis no site do Água@SP. Os interessados em propor soluções podem enviar suas sugestões, na seção “soluções” disponível no site da iniciativa.

Histórico

No ano passado, o Instituto Socioambiental (ISA) lançou o projeto Água@SP e, com o apoio de quase 30 organizações, realizou um estudo para mapear atores e propostas que pudessem contribuir com a crise hídrica que São Paulo vem enfrentando. A pesquisa contou com a participação de mais de 280 especialistas de 60 municípios, que propuseram ações de curto e longo prazo, além de apontarem mais de 300 iniciativas inspiradoras para a gestão da água no Estado.

Desde então, as organizações apoiadoras desse mapeamento formaram a “Aliança pela água de São Paulo” – coalização de entidades da sociedade civil que tem como objetivo contribuir para a construção de segurança hídrica na cidade. A Aliança atua produzindo e divulgando informações sobre a crise e possíveis caminhos para solucioná-la, mobilizando a sociedade e os governos para a construção conjunta de soluções e engajando atores para a construção de um pacto pelas água de São Paulo. Todas as metas que constituem a Agenda Mínima foram inspiradas nos resultados do projeto Água@SP.

Para saber mais sobre a inciativa e sobre as organizações que fazem parte da Aliança acesse o site do projeto Água@SP.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional