Organizações se unem contra a corrupção

Por: GIFE| Notícias| 20/02/2006

O presidente do Banco Mundial, Paul Wolfowitz, prometeu uma rigorosa campanha contra a corrupção nos países em desenvolvimento com os quais a instituição trabalha. De acordo com ele, a organização deve agir de forma mais decisiva e mais energética contra a corrupção, o que não tem acontecido.

Sinal da sua determinação, a instituição decidiu suspender um empréstimo no valor de 250 milhões de dólares ao Quênia, na seqüência de um escândalo financeiro. Ao mesmo tempo, o Banco Mundial aprovou um fundo para melhorar a capacidade dos países da África Oriental na luta contra a corrupção.

Enquanto isso, no Brasil, o lançamento do texto final do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção – conjunto de sugestões de conduta para o setor privado enfrentar e ajudar a reduzir a corrupção no Brasil – deverá ocorrer no mês de abril.

Desde o início de dezembro, uma minuta do texto está disponível na internet, elaborada por dois braços da ONU no país (o PNUD e o UNODC, Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes), pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social de Empresas e pela consultoria Patri Relações Governamentais.

A iniciativa tem o apoio do comitê brasileiro do Pacto Global. Até 13 de março, qualquer pessoa pode consultar a minuta e sugerir modificações. As contribuições devem ser enviadas, por e-mail, para o endereço eletrônico [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional