Orquestra Acordes Pão de Açúcar

Por: GIFE| Notícias| 09/12/2004

Nome da organização: Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano
Qual a missão da organização? Promover o desenvolvimento humano, por meio de ações educativas, em prol da melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades do entorno das lojas do Grupo Pão de Açúcar.
Qual(is) a(s) área(s) temática(s) da organização? Qualificação Educacional; Preparação Profissional e Desenvolvimento Social e Comunitário
Qual(is) o(s) principal(is) público(s)-alvo da organização? Crianças e Adolescentes.

IDENTIFICAÇÃO DO CASO DE PARCERIA

Caso de parceria: Orquestra Acordes Pão de Açúcar
Data do início da parceria (mês e ano): Janeiro de 1999
A parceria está: Em andamento

DADOS DO CASO DE PARCERIA

Resumo da parceria:

O presente programa implementa o ensino coletivo e individual de instrumentos de cordas para jovens entre 10 e 18 anos e formação de uma orquestra de cordas. Para isto, conta com a realização do Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano e com a execução do Acorde para as Cordas Produções Ltda., por meio do método Jaffé de ensino coletivo de música. É realizado nas Unidades Educacionais do Instituto Pão de Açúcar em São Paulo e Santos.

Justifica-se a escolha de um projeto voltado para o ensino de música considerando que é esta uma das mais elevadas formas de cultura, lazer e expressão dos vários sentimentos e emoções que podem traduzir a tradição cultural de um povo. Considerando o pressuposto de que boa parcela da população, considera o “”ouvir e aprender”” música um privilégio de poucos, é que o Instituto Pão de Açúcar propõe a implementação do projeto de ensino coletivo e individual de instrumentos de cordas denominado Programa Acordes Pão de Açúcar. Este programa vai inevitavelmente contribuir para a formação musical de crianças e jovens através do ensino de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) de forma rápida e prazerosa, do ensino da história da música e apreciação de seus compositores, além de promover o enriquecimento cultural e o desenvolvimento da qualidade de vida.

O contato com a música e com espaços culturais que esta proporciona traduz-se em mudanças positivas e significativas nas vidas dos jovens: seu discurso passa a ser diferente, o círculo de amizades é ampliado e ganha qualidade. Além disso, estudar música significa dedicação, empenho, concentração, estudo, trabalho em grupo. Neste sentido, as atitudes e comportamentos dos jovens mudam: ficam mais responsáveis, disciplinados, concentrados, escolhem suas amizades, valorizam a qualidade e o tempo de lazer, aprendem a conviver com as pessoas, vislumbram melhor seu futuro.

A realização do programa resultou na formação de duas orquestras, formadas pelos melhores alunos. Os objetivos dessas Orquestras são:

  • Permitir o ingresso dos alunos do ensino coletivo de instrumentos de cordas na Orquestra, desde que atendidos os critérios;
  • Oferecer aos seus jovens integrantes, a possibilidade de se apresentarem em espaços culturais relevantes na cidade como Teatro Municipal e teatros de bairro;
  • Permitir o contato com o público, demonstrando suas novas competências e desenvolvendo autocontrole diante do espectador.

São objetivos relativos ao público espectador:

  • Possibilitar que o público aprenda um pouco sobre a música e seus compositores, desde os barrocos, clássicos, românticos, modernos, entre outros;
  • Promover o acesso à música por meio de apresentações didáticas, estimulantes e prazerosas;
  • Permitir o contato com os instrumentos de cordas que formam uma orquestra e suas características;
  • Disseminar o gosto pela música e pela apreciação musical, criando um público apreciador de concertos;
  • Promover a integração social entre o público e os artistas;
  • Mostram que a música clássica não é só para elites, pode e deve ser ouvida e apreciada por qualquer público.

O que viabiliza concretizar este objetivo na cidade São Paulo são as apresentações didáticas e gratuitas realizadas pela Orquestra Acordes Pão de Açúcar, em parceira com o Programa “”Theatro Municipal Visita”” que, por sua vez, tem o objetivo de levar os espetáculos do Municipal para teatros de bairros e espaços culturais da cidade como museus, bibliotecas, centros culturais e etc.

A convergência dos objetivos destas instituições resultou no grande sucesso dos concertos que, em 2002, incentivou a prefeita de São Paulo Marta Suplicy, após assistir uma apresentação realizada para escolas públicas, convidar o Instituto Pão de Açúcar a realizar o mesmo programa de ensino coletivo de cordas no Centro Educacional Unificado (CÉUS): Em 2003 esta parceria foi concretizada e o ensino levado para 4 CEUs.

Quais os principais resultados já alcançados pela parceria?

  • Atendimento direto do programa de ensino coletivo de música: 2220 jovens até 2003. Previsão de 1740 jovens só em 2004;
  • Realização de 50 apresentações desde 1999 no Municipal;
  • Público da Orquestra: cerca de 38.350 até 2003;
  • Efetivação da parceria com a Prefeitura de São Paulo na implantação do programa de música nos CEUs, como conseqüência da qualidade de resultados que o projeto atingiu em termos de desempenho técnico musical e acesso à educação integral para os participantes;
  • Identifica-se que o participante realmente aprendeu o proposto pelo método;
  • Nas apresentações é possível notar o domínio de tocar em conjunto;
  • Os jovens, tanto da Orquestra quanto o público espectador, ampliaram o universo cultural e aprendem a valorizar seu tempo e lazer à medida que conhecem diferentes espaços culturais (teatros, museus, bibliotecas);
  • Passaram a apreciar a música como um todo, seja ela clássica ou popular, antiga ou moderna;
  • Os concertos permitiram a elevação cultural, social e espiritual dos jovens através do contato com a música.

A parceria possui instrumentos de avaliação?

  • Lotação do Theatro Municipal em todas as apresentações;
  • Convites recebidos de outros teatros de bairro, por exemplo, o João Caetano que, em geral, não recebia este tipo de atração “”cultural-educativa””.

Quais as três principais dificuldades enfrentadas pela parceria e como elas foram superadas?

Unificar a divulgação entre os parceiros (Theatro Municipal e IPA). Foi solucionada com o planejamento de comunicação realizado pelas duas assessorias, possibilitando melhor resultado e retorno para as instituições e, principalmente, para o programa.

Garantir público nos dias e horários do projeto. Para isso, o Theatro Municipal de São Paulo, articulou o agendamento de escolas públicas o que, além de garantir o público, possibilitou mensurar a demanda e o atendimento.

O fato de as escolas não trabalharem o universo da musica clássica antes das apresentações. Os alunos não se mostravam interessados. Foi elaborada uma pequena introdução antes do concerto, levando a Orquestra para o mundo dos jovens espectadores. Com isso, a platéia “”entra”” no mundo da música antes mesmo do início do espetáculo.

Em seu entendimento, quais são as principais lições aprendidas na parceria que podem ser compartilhadas com os demais investidores sociais privados?

A parceria entre o Instituto Pão de Açúcar e o Theatro Municipal de São Paulo revela ser necessário valorizar e também avaliar as potencialidades entre as partes. Valorizar porque o Instituto Pão de Açúcar entende a importância para o sucesso do projeto em estabelecer uma parceria com um local de tal projeção e relevância no contexto cultural do país, além, é claro, das excelentes condições de realização de concertos que o teatro oferece. Por outro lado, trata-se de um reconhecimento notório a um projeto extremamente testado e validado, com investimento de longo prazo em sua elaboração e execução técnica.

Isto reforça que a parceria entre os setores tem mais impacto. Para atingir os objetivos da Orquestra é necessário um espaço público e o Theatro Municipal, cedendo sua estrutura para um grupo oriundo de um investimento social privado, cumpre seu papel/objetivo de incentivar a propagação cultural na cidade.

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