Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN se apresenta em SP

Os jovens talentos de Volta Redonda, integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN, irão se apresentar na abertura da exposição Coexistence. Trata-se de uma mostra de arte gigante e itinerante, exibida entre os dias 27 de agosto e 26 de setembro, na Praça da Paz, Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Sediada no Centro Cultural Fundação CSN em Volta Redonda, Rio de Janeiro, a Orquestra é formada por 52 músicos, entre professores e alunos na faixa etária de 12 a 20 anos, e tem participado de importantes concertos. Entre eles destacam-se a Caravana Cultural uma história feita de aço e ousadia, os Clássicos Brasileiros, com o Grupo Boca Livre e Lô Borges, e o concerto Aquele Abraço, com a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Com a apresentação do dia 27 de agosto, a Orquestra dá mais um passo para a formação dos seus jovens e o reconhecimento do seu talento. Provenientes de instituições sociais da região Sul Fluminense, estes jovens recebem atendimento na formação orquestral, nas áreas de instrumentos de cordas, sopro e percussão. Esse aprendizado é complementado com atividades como canto coral, técnica vocal, teoria e percepção musical, além de história da música e participação em concertos, ensaios orquestrais e realização de atividade camerística.

O Coexistence tem entre seus principais ′divulgadores′ o músico Bono Vox, vocalista da banda U2, que durante os shows da turnê mundial Vertigo tem usado uma faixa branca com a palavra COEXIST escrita com símbolos do islamismo, judaísmo e cristianismo, reproduzindo uma das obras mais marcantes da exposição.

Mais informações e detalhes sobre atividades culturais paralelas à exposição estarão disponíveis em breve no site www.culturajudaica.org.br ou no Centro da Cultura Judaica, telefone (11) 3065-4333.

Associados