Os legados da Conferência Rio+20

Por: GIFE| Notícias| 20/10/2014

A Conferência Rio+20 não se esgotou em junho de 2012. Pelo contrário. Alguns debates apenas tiveram o evento como ponto de partida. Dessa forma, o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, ou Centro RIO+, foi criado em 2013 para manter na ordem do dia os compromissos assumidos na conferência sobre o desenvolvimento sustentável.

A inciativa tem como missão inspirar e informar práticas e políticas que colaboram com a justiça social, ambiental e econômica e, para isso, desenvolve articulações com governos, sociedade civil e setor privado. O objetivo é estimular o diálogo e a ação sobre as vias de desenvolvimento alternativo, funcionando como uma plataforma de diálogo e ação.

O Centro RIO+ reúne e produz pesquisas e evidências sobre paradigmas, políticas e práticas que podem atuar em prol do desenvolvimento equitativo e sustentável. Trata-se, ainda, de um espaço voltado para o desenho de abordagens práticas para a implementação e monitoramento de projetos, além da formação de coalizões de mudança que pode mobilizar e influenciar a transformação social em nível nacional e internacional. Um espaço rico para a articulação de parcerias e reflexão de ações para investidores sociais.

Para interagir com o Centro RIO+, os interessados em continuar participando dos debates sobre desenvolvimento sustentável, podem utilizar a plataforma online Diálogos Rio (ou Rio Dialogues) disponível na internet. O espaço funciona como um canal direto de comunicação entre a organização e a sociedade civil. Em destaque, temas centrais na agenda da sustentabilidade como água, cidades sustentáveis, inovação, energia, segurança alimentar e nutrição.

Um bom exemplo de mobilização realizada a partir da plataforma aconteceu entre os meses de agosto e setembro desse ano, quando o Centro Rio+ promoveu uma consulta à sociedade civil brasileira sobre a proposta desenvolvida pelo Grupo de Trabalho Aberto (GTA) relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (#ODS) e sua implementação.

Quando o debate foi encerrado, no começo de setembro, as contribuições foram sintetizadas em 12 mensagens-chave. Com essa iniciativa, o Centro RIO+ conseguiu envolver a sociedade civil brasileira nos processos relacionados à Agenda Pós-2015, incentivando uma reflexão crítica sobre a implementação da proposta dos ODS no Brasil.

Confira uma série de materiais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a síntese da consulta pública realizada nesse ano.

Conheça a Rio Dialogues, acesse e, para saber mais sobre todo o trabalho do Centro RIO+, visite o site da inciativa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional