Os novos associados GIFE em 2024

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 02/12/2024

O Conselho de Governança do GIFE aprovou, em 2024, a filiação de 20 novas instituições que realizam Investimento Social Privado para compor a rede do GIFE.

Entre as empresas, a nova associada é a Suzano. No campo das fundações familiares, juntam-se à rede quatro associados: Be The Earth Foundation; Instituto Helda Gerdau; Instituto Moreira Salles; C de Cultura.

Já na área dos institutos e fundações independentes, são sete novos nomes: Rede Salesiana Brasil; ASA – Associação Santo Agostinho; ICCI – Instituto Cultura, Comunicação e Incidência; Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; ANBIMA; Fundação Fernando Henrique Cardoso e Associação Hospitalar De Proteção À Infância Dr. Raul Carneiro (Hospital Pequeno Príncipe). Fundações e Institutos empresariais representam o maior número de recém associados (8), são eles: Instituto Itaúsa; Instituto Orizon Social; Instituto Camargo Correa; Instituto Energisa; Instituto Mol; Fundação SICREDI; Instituto Yduqs; Instituto Marina e Flávio Guimarães. 

As novas associações foram aprovadas após reunião do Conselho de Governança e todas as empresas e organizações estão de acordo com o Código de Ética do GIFE. Conheça os novos associados:

ANBIMA

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais fala em nome de instituições como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras. Seu modelo de atuação é organizado em torno de quatro compromissos: representar, autorregular, informar e educar.

ASA – Associação Santo Agostinho

Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que há mais de 80 anos atende mais de 1.600 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, na cidade de São Paulo. A instituição tem como missão transformar ao educar e cuidar de crianças e adolescentes, acolher e promover o bem-estar de idosos, oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal com respeito e dignidade.

Associação Hospitalar De Proteção À Infância Dr. Raul Carneiro

Instituição filantrópica, mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, desde 1919 se dedica à causa da saúde infantojuvenil. Para além da atuação hospitalar, a instituição também desenvolve projetos sociais, no campo da saúde e assistência a comunidades indígenas, centro de reabilitação para crianças e adolescentes com deficiência, casa apoio para familiares e acompanhantes de pacientes em tratamento.

Be The Earth Fundation

Estabelecida em 2020, a organização atua desde sua concepção com filantropia a base da confiança, desafiando as práticas tradicionais, burocratizadas e de cima para baixo da filantropia atual. Com foco principal em sistemas alimentares e comunidade (principalmente mulheres e indígenas) no Brasil, África do Sul e Reino Unido, a Be The Earth tem programas próprios para apoio holístico a mulheres e distribuição de recursos de maneira descentralizada.

Fundação Fernando Henrique Cardoso

Ao final de seus dois mandatos como presidente da República, Fernando Henrique Cardoso decidiu criar a Fundação FHC: “Quis que ela fosse não só um centro de memória histórica, mas também um lugar de debates sobre a democracia e o desenvolvimento. Duas causas com as quais estive envolvido desde muito cedo.” em 2004 e, duas décadas depois, a Fundação é um espaço de diálogo e produção de conhecimento qualificado e plural.

Fundação SICREDI

A Fundação Sicredi tem por propósito promover o cooperativismo por meio de programas de educação integral e financeira, voluntariado, ID&E e apoio em projetos sociais ligados à segurança, cultura, saúde, esporte e meio ambiente. 

ICCI – Instituto Cultura, Comunicação e Incidência

O ICCI é um regranter brasileiro que promove a ação climática, justiça e democracia através do apoio a iniciativas de comunicação estratégica. Seu objetivo é estimular a criação de demanda por políticas públicas e ações privadas que resultem em mudanças concretas e positivas nessas áreas. 

Instituto Camargo Correia

O Instituto Camargo Corrêa é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos, com sede em São Paulo (SP). Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) é hoje responsável pelo investimento social privado de seis empresas do Grupo MOVER: Camargo Corrêa Infra, Estaleiro Atlântico Sul, HM e Vexia. Ao atuar como vetor de ações sociais, o ICC trabalha conectando a expertise de toda a sua rede com as diferentes demandas dos territórios onde as empresas do Grupo se fazem presentes. 

Instituto Energisa 

O Instituto Energiza é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos com sede em Cataguases (MG). Criado em 2022, tem como propósito fortalecer as potências locais e promover a troca de conhecimento inter-regional. Com foco no apoio sistemático à cultura regional, realizam gestão e curadoria de centros culturais nas cidades de Cataguases (MG), Nova Friburgo (RJ) e João Pessoa (PB). Na área educacional, o Instituto promove o projeto Rio Pomba Valley, no qual qualificam jovens através de cursos em Tecnologia da Informação na área de Fullstack. 

Instituto Helda Gerdau

Até o ano de 2018 a Família e a Empresa – Gerdau – faziam seus investimentos sociais de forma conjunta através da Companhia. Com o afastamento da Família da parte administrativa da empresa e a saída da sede de Porto Alegre, houve a vontade e necessidade de separação de cada atuação. Em 2021 então surge o Instituto Helda Gerdau, sustentado por um fundo patrimonial criado pela Família, a fim de organizar e concentrar a estratégia de filantropia. Atualmente o Instituto atua como grantmaker, repassando recursos para projetos e iniciativas de parceiros, que atuem nas áreas de educação profissionalizante e geração de trabalho e renda para populações periféricas e socioeconomicamente vulneráveis.

Instituto Itaúsa

Criado em julho de 2023 e com lançamento em setembro do mesmo ano, o Instituto Itaúsa faz parte da estratégia de sustentabilidade e visão de ESG da holding. Seu objetivo é acelerar a transformação econômica do país para uma economia produtiva e positiva, para o clima, para a natureza e para as pessoas que resulte em redução de emissões, conservação da biodiversidade e enfrentamento da desigualdade social. 

Instituto Marina e Flávio Guimarães 

Criado em dezembro de 2022, o Instituto Marina e Flávio Guimarães é uma das mais importantes iniciativas do Grupo BMG e, desde a sua criação, centraliza todas as ações sociais do Grupo. Além de empreendedores e visionários, Flávio, ex-presidente do Grupo BMG, e sua esposa, Marina Guimarães, sempre foram reconhecidos pelos incontáveis gestos de solidariedade que transformaram a vida de muitas pessoas. Para eles, colaborar para um futuro melhor foi a forma de retribuir ao mundo o privilégio de terem tido uma vida próspera. E é com esse legado deixado pelo casal que o Instituto Marina e Flávio Guimarães nasceu e tem como objetivo gerar desenvolvimento e um futuro digno para um número cada vez maior de pessoas.

Instituto Mol

O Instituto Mol é uma Associação Civil sem Fins Lucrativos com sede em São Paulo (SP). Surge como instituto empresarial a partir da percepção de que, por mais que a empresa Mol Impacto (antiga Editora Mol) estivesse facilitando o processo dos recursos disponíveis para as organizações da sociedade civil, através dos produtos sociais, havia ainda um desafio muito maior, o de educar a população da importância do papel das organizações sociais e da relevância da atuação cidadã da sociedade em fazer parte deste movimento através da doação.

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. Suas atividades são sustentadas por uma dotação, constituída inicialmente pelo Unibanco e ampliada posteriormente pela família Moreira Salles. Presente em três cidades (Poços de Caldas – MG, Rio de Janeiro e São Paulo), o IMS possui catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música, além de publicar revistas periódicas sobre fotografia contemporânea do Brasil e do mundo.

Instituto Yduqs

O Instituto Yduqs é a iniciativa de responsabilidade socioambiental da Yduqs, maior grupo de educação superior no Brasil, com mais de 1,2 milhão de alunos, dedicada a apoiar a jornada de alunos de baixa renda beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni) e, além disso, contribui na formação dos estudantes para promover o ingresso de cada vez mais profissionais qualificados da área da saúde no mercado, concedendo auxílio financeiro aos alunos bolsistas integrais do Prouni do curso de Medicina. 

Instituto Orizon Social

O Instituto Orizon Social, organização sem fins lucrativos, autônoma e de alto impacto social mantida pelo Grupo Orizon (produtor de combustível renovável), foi criado em 2021 com o intuito de levar aos jovens brasileiros informações, incentivos e projetos inovadores na área da sustentabilidade, economia circular e descarbonização. Em 2023, o Instituto iniciou a execução de seus projetos socioambientais, atingindo mais de 10 mil pessoas diretamente em 38 municípios do Brasil.

Rede Salesiana Brasil

Um vasto movimento em favor da juventude, reconhecido nacional e internacionalmente por suas práticas educativo-pastorais nos mais diversos âmbitos. Nasce da soma das forças entre Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e inúmeros colaboradores e colaboradoras em todo o país, engajados na propagação do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1955, que engloba um sistema de saúde amplo e com impacto, que inclui a assistência em saúde privada e pública, ensino e educação, que compreende desde o ensino médio técnico, graduações até o doutorado em áreas da saúde, até a pesquisa, inovação e responsabilidade social, com foco em melhorar a equidade da saúde no país. 

Suzano

A Suzano está presente em mais de 200 municípios brasileiros, nos quais 3,3 milhões de pessoas estão em situação de pobreza. O papel da empresa é contribuir com um mundo menos desigual. Por meio do fomento a soluções com impacto direto sobre a pobreza, do protagonismo do negócio e de parcerias com empresas, organizações da sociedade civil, associações e cooperativas, poder público entre outros, busca fortalecer todos aqueles que, de alguma maneira, atuam em programas e projetos; aumentar a conexão dos envolvidos com o mercado; e ajudar a manter os ambientes socioeconômicos locais aquecidos.


Apoio institucional

Translate »