Parceiros: Em competição apoiada pela Fundação Rede Amazônica, jovens e adolescentes apresentam projetos para melhoria do saneamento básico no interior do estado

Por: Fundação Rede Amazônica| Notícias| 28/11/2022

O evento organizado pela UNICEF e Águas de Manaus vai presentear ganhadores com computadores, celulares e a possibilidade de aplicar os projetos através de parceiros

Adolescentes e jovens, com idades entre 16 e 24 anos, participaram do Ajurí das Juventudes (Youth Challenge), em formato de hackathon, entre os dias 18 e 20 de novembro. A competição tem como parceira a Fundação Rede Amazônica (FRAM) e é realizada pela Concessionária Águas de Manaus e UNICEF. “Todo projeto de inovação, que possa beneficiar a nossa região é bem vindo. A Fundação Rede Amazônica tem esse viés de procurar soluções e permitir que se tenha acesso à água para todos na nossa região, principalmente agora que temos uma ameaça muito grande com as mudanças climáticas”, disse o CEO do Grupo Rede Amazônica, Phellip Daou Júnior.

Estudos afirmam que o ciclo da água está diretamente ligado ao clima. Assim, mudanças no clima que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos. “Com a COP 27 que tratou sobre as mudanças climáticas, é claro que não podíamos deixar de falar sobre o tema aqui na Amazônia. Diante desse cenário, lançamos essa iniciativa pensando justamente pensando nos temas de água, saneamento e higiene. A gente tem como objetivo buscar soluções a partir das perspectivas de adolescentes e jovens para as comunidades ribeirinhas”, explicou a oficial em desenvolvimento e participação de adolescentes da UNICEF, Rayane França.

Para a estudante, Deisiane Uchoa, a competição trouxe oportunidades para expandir os conhecimento sobre o saneamento básico da região amazônica. “Saber que através das minhas ideias eu posso ajudar pessoas que não tem acesso a água é muito importante para mim. Tem sido uma oportunidade incrível, além de adquirir muito conhecimento, receber a mentoria de pessoas que conhecem do assunto é uma delícia”, disse ela.

A Fundação Rede Amazônica acompanhou o último dia do evento. Para acompanhar a matéria exibida no “Bom dia Amazônia” basta clicar no link abaixo: 

https://globoplay.globo.com/v/11143004/

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional