Pacto Global promove concurso para reconhecer lideranças que promovam os ODS

Por: GIFE| Editais| 15/05/2017

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) lança a edição 2017 do concurso SDG Pioneers, destinado a reconhecer profissionais de empresas signatárias que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em países de todo o mundo.

Os pioneers são compostos por líderes empresariais e agentes de transformação engajados em estimular ações e negócios alinhados aos 17 ODS, demonstrando como estes objetivos podem ativar negócios para alavancar ganhos econômicos, sociais e ambientais para a sociedade. Os ODS foram lançados pelas Nações Unidas e irão encaminhar as iniciativas em todos os 193 países que aderiram à Agenda 2030 nos próximos 15 anos.

Os SDG Pioneers podem ser líderes em suas próprias empresas ou atuar em outras organizações para o alcance de um ou mais objetivos globais.

O processo de seleção da premiação será conduzido pelo Pacto Global da ONU e um comitê de especialistas, composto por instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos de diversos setores, e escolherá até dez líderes considerados mais inspiradores. Os vencedores serão conhecidos durante o UN Global Compact Leaders Summit 2017, a ser realizado no dia 21 de setembro, em Nova Iorque (EUA).

Em 2016, duas lideranças de organizações associadas ao GIFE foram reconhecidas pela premiação: Sonia Consiglio Favaretto, diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBOVESPA, e Ulisses Sabará, presidente da Beraca, uma das unidades de negócios do Grupo Sabará, e fundador da Fundação Lamb Watchers.

Sonia Favaretto foi reconhecida por seus esforços relacionados ao trabalho para implementação dos ODS nos projetos da bolsa: Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA) e Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Já Ulisses Sabará foi selecionado pela ONU devido aos seus esforços alinhados ao Objetivo número 15 – Vida Terrestre -, dedicado a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda da biodiversidade.

Veja matéria completa sobre a edição de 2016 e entrevistas com os vencedores.

 

Seleção

Os interessados em concorrer podem fazer a sua inscrição até o dia 26 de maio, pelo site: inscreva-se aqui. Outras dúvidas podem ser esclarecidas no FAQ, em inglês.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional