Palestrantes confirmam presença em conferências e mesas de debates

Por: GIFE| Notícias| 16/02/2004

A organização do 7º Encontro Ibero-Americano do Terceiro Setor já começou a confirmar os primeiros nomes de palestrantes para as conferências e mesas de debates.

No dia 17 de maio, na mesa de debates 1C (Democracia e governança mundial – A definição de um espaço público global), já está garantida a presença do diretor geral do Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), Cândido Grzybowski. Sociólogo e membro do Comitê Organizador e da Secretaria Internacional do Fórum Social Mundial, Grzybowski é também conselheiro de diversas organizações internacionais, como a IFG- International Forun on Globalization – USA e a ActionAid International.

No terceiro dia do evento (18/5), o italiano Federico Casalegno participará da conferência Cidadania e tecnologia – Produção e propriedade do conhecimento como instrumentos de inserção social. Casalegno é cientista social e tem trabalhos de pesquisa sobre o impacto de tecnologias digitais transmitidas em rede no comportamento humano e na sociedade. Ph.D. em Sociologia da Cultura e Comunicação pela Universidade de Sorbonne (Paris), atualmente faz pesquisas pelo MIT Media Lab, de Cambridge (EUA).

No mesmo dia, Ronaldo Lemos estará na mesa de debates 2B, que terá como tema Conhecimento e comunicação – Produção, propriedade e circulação da informação como instrumentos de democratização, poder e controle social. Lemos é coordenador de direito e tecnologia da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo e mestre pela Universidade de Harvard, é autor dos livros Comércio Eletrônico e Conflitos sobre Nomes de Domínio e Outras Questões Jurídicas da Internet (Editora Revista dos Tribunais).

A mesa 2D (Conhecimento e tecnologia – O exercício da cidadania em um mundo conectado em tempo real) terá Sílvio Meira como um dos palestrantes. Meira é professor titular de engenharia de software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, membro do conselho editorial do Grupo Estado de São Paulo e do conselho da Rede de Informações do Terceiro Setor (Rits).

Os dois palestrantes da mesa de debates 3C, que acontece no último dia do evento e terá como tema Eqüidade e avaliação – A validade dos índices estatísticos na mensuração do desenvolvimento humano e social, também já estão definidos. Serão eles a diretora executiva da Fundação Seade, Felícia Reicher Madeira, e o diretor executivo do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (Iets), André Urani.

Socióloga e demógrafa, Felícia é mestre na área de mercado de trabalho pela Universidade de São Paulo (USP), foi pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e da Fundação Carlos Chagas e tem trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.

André Urani é economista e professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, também atua como consultor da Rede de Informações do Terceiro Setor (Rits) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) na produção do 1º Relatório de Desenvolvimento Humano da Cidade do Rio de Janeiro.

Para a conferência de encerramento, que terá como tema Integração regional e identidade nacional – As perspectivas da cidadania e do desenvolvimento social na Ibero-América, já está garantida a presença de Ruth Cardoso. Ela é doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo, ex-presidente do Conselho da Comunidade Solidária, atual presidente do Comunitas e membro do Conselho Político-Estratégico do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional