Nova edição do Aprendizagem em Foco destaca papel da gestão na inclusão de estudantes com deficiência

Por: InstitutoUnibanco| Notícias| 20/08/2016

Nesta edição do boletim Aprendizagem em Foco, destacamos o desafio da garantia do direito à educação dos estudantes com deficiência nas escolas comuns. São apresentados dados que apontam avanço na inclusão desses alunos ao longo da educação básica. Por outro lado, ainda é baixo o percentual de estudantes com alguma deficiência em relação ao total em todas as etapas, especialmente no Ensino Médio.

Clique aqui para ler a nova edição do Aprendizagem em Foco.

O boletim lança luz sobre especificidades do Ensino Médio, que tornam mais complexo o acesso desses jovens ao sistema escolar. Dentre elas, é destacada a ênfase dessa etapa no vestibular e a fragmentação do currículo. O desenho dificulta a integração entre o trabalho desenvolvido pelo professor responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os docentes das demais disciplinas. Esse trabalho conjunto é fundamental para que sejam direcionados esforços comuns para o enfrentamento de barreiras que estejam impedindo a convivência e a aprendizagem de todos os alunos.

Por fim, é salientado o papel do gestor enquanto liderança para que a equidade, o respeito à diferença e a diversidade sejam adotados como valores que permeiam as práticas da escola.

Boletim Aprendizagem em Foco

O boletim Aprendizagem em Foco é uma produção do Instituto Unibanco. A publicação, de periodicidade quinzenal, tem como objetivo adensar as discussões sobre o contexto educacional brasileiro, a partir de pesquisas, estudos e experiências nacionais e internacionais.

Edições anteriores

Confira as edições anteriores do Boletim Aprendizagem em Foco

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional

Translate »