Paraná: GIFE oferece curso sobre cenário social e legislação do terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 10/09/2007

Nos próximos dias 14 e 15 de setembrol, o GIFE realiza o primeiro módulo da edição 2007 do curso Ferramentas de Gestão em Curitiba, Paraná. Com o tema Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor, essa primeira aula, de uma série de sete módulos, busca ampliar a visão sobre o processo histórico de envolvimento e participação da sociedade civil no desenvolvimento social do país, e disponibilizar as principais bases legais que regulamentam as organizações do terceiro setor.

Com o curso Ferramentas de Gestão, o GIFE procura atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações desenvolvidas pela iniciativa privada e ONGs na área social. E uma das áreas-chave é a legislação que rege esse campo.

Por isso, o conteúdo do primeiro módulo abordará os seguintes tópicos: Contextualização da questão social contemporânea do Brasil; Origem, conceituação e caracterização do terceiro setor; Leis que regulam o funcionamento do terceiro setor; Imunidade e isenção de impostos; Incentivos fiscais para doações; Aspectos legais, tributários, previdenciários, fiscais e gratuidades; A opção por diferentes alternativas legais e suas conseqüências para as organizações.

O professor para o módulo é Eduardo Szazi, advogado, consultor jurídico do GIFE e autor do livro “”Terceiro Setor – Regulação no Brasil”” (GIFE e Editora Peirópolis, 2000). Foi integrante do Grupo de Trabalho de Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

O curso permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem. Esta edição está composta de sete módulos, de 12 e 16 horas, que acontecem sempre às sextas-feiras e sábados, totalizando 96 horas de carga horária.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do portal www.gife.org.br, onde também constam a grade de aulas, conteúdos que serão explorados, nomes e currículos dos consultores. Demais informações podem ser obtidas no telefone (11) 3816-1209 ou pelo e-mail [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional