Parceria internacional viabilizará investimentos para programa na Amazônia brasileira

Por: GIFE| Notícias| 26/05/2014

Uma parceria firmada entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) destinará recursos para o programa Amazon Face, uma iniciativa voltada para a avaliação do impacto de gases efeito estufa (GEE) na Floresta Amazônica.

De acordo com Carlos Afonso Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do ministério, o investimento – na casa dos US$ 2,3 milhões – representa o ponto de partida para pesquisas na região. “Um experimento desses é muito caro. É uma ciência de categoria internacional que vai fazer pesquisas na Amazônia, então é muito importante ter um financiamento estável, robusto. Esse acordo com o BID institui o primeiro nível de financiamento para os primeiros dois anos de programa.”

Na prática, a proposta da iniciativa é monitorar oito regiões da floresta, quatro delas com elevada concentração de gás carbônico e quatro com os níveis atuais, para avaliar a capacidade do ecossistema em reagir aos impactos dos GEEs.

O convênio foi assinado no último dia 14 em Brasília e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, e da representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Daniela Carrera Marquis. De acordo com os investidores, a iniciativa representa um novo momento para pesquisadores e organizações sociais que têm como foco a região amazônica brasileira.

Com informações da Agência Brasil

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional