Parceria promoverá intercâmbio de informações sobre investimento social privado no mundo

Por: GIFE| Notícias| 03/10/2005

MÔNICA HERCULANO
Repórter do redeGIFE

Em reunião ocorrida na última semana, em São Paulo (SP), foi definida uma importante parceria para o aprofundamento da discussão sobre o investimento social privado no Brasil. Durante dois dias, GIFE, Instituto Synergos e Alliance – principal revista internacional sobre filantropia e investimento social privado – trabalharam juntos na definição de ações que possibilitassem o intercâmbio de informações sobre o tema.

Publicada pela Allavida – organização que apóia associações e redes no leste Europeu, na Ásia Central e no leste da África, por meio de treinamento, pesquisas e publicações – a Alliance enfoca as últimas tendências e acontecimentos no que diz respeito a atuações no setor social, com análises críticas e aprofundadas dos desafios enfrentados por financiadores e financiados, a partir de uma perspectiva global.

O objetivo da parceria, que terá como nome Alliance Brasil, é publicar em português conteúdos produzidos pela Alliance e enviar materiais originalmente publicados no site do GIFE para divulgação internacional. Com isso, pretende-se garantir que o terceiro setor no Brasil e em outros países de língua portuguesa, em particular o campo do investimento social privado, esteja envolvido no debate global sobre o assunto.

“”A parceria com GIFE e Synergos é fundamental para trazer a Alliance ao Brasil. Isso é importante porque o que publicamos estará disponível em português, mas não é só uma questão de vencer a barreira da linguagem. Mais importante ainda é a credibilidade trazida pela parceria com uma organização local. Sentimos que o Brasil pode fazer parte da discussão global sobre filantropia e investimento social e que nossos materiais podem ser úteis para ajudá-los a desenvolver seus próprios pensamentos. Ao publicá-los, o GIFE nos dá um apoio inestimável””, diz a editora da Alliance, Caroline Hartnell.

Ela conta que o investimento social privado em todo o mundo será beneficiado pelo intercâmbio de idéias e experiências com outros países e que gostaria de ver a Alliance criando uma ponte e ajudando essa troca acontecer. “”O Brasil é um grande país, cujo terceiro setor vem tendo um rápido crescimento, e tenho certeza que poderá se beneficiar tendo acesso a algumas das experiências de outros países. Mas esta é uma via de duas mãos: igualmente, há algumas coisas muito animadoras acontecendo no Brasil que o setor filantrópico de outros países deve conhecer.””

Essa é a primeira parceria feita pela Alliance voltada à globalização de conteúdos. A partir do modelo criado no Brasil, a experiência poderá ser expandida para outros países. O secretário geral do GIFE, Fernando Rossetti, comemora o pioneirismo. Ele afirma que a iniciativa traz uma perspectiva global para a rede GIFE, o que permite aprender com outras experiências e perceber em que aspectos o Brasil está na dianteira e em quais questões deve absorver o conhecimento já produzido em outras partes do mundo. “”Por estarmos mergulhados em nosso trabalho cotidiano, às vezes temos a impressão de que o enorme crescimento do terceiro setor nos últimos 10 a 15 anos é um fenômeno nacional. Mas, na verdade, é essencialmente global, e envolve desde a proliferação de ONGs até o boom das organizações filantrópicas corporativas – que, por exemplo, deu origem ao GIFE, no início dos anos 90, e ao European Foundation Centre (EFC), em 1989″”, lembra.

Produtos – Entre os produtos de comunicação produzidos pela Alliance estão: o Alliance Bulletin, uma newsletter eletrônica publicada oito vezes ao ano, de periodicidade mensal, com notícias e análises ocorridas no período anterior; a Alliance Magazine, revista trimestral impressa, com artigos, entrevistas e cobertura de eventos de diversas partes do mundo; e o Alliance Extra, enviado por e-mail, que traz pesquisas e materiais suplementares aos da revista impressa.

A partir do próximo mês de dezembro, os leitores do redeGIFE terão acesso semanalmente a notícias divulgadas no Alliance Bulletin. Uma vez por mês, um artigo ou entrevista terá versão em português com destaque no informativo semanal do GIFE. E, a cada três meses, um boletim especial trará ao público de língua portuguesa o material publicado na Alliance Magazine.

Todo o conteúdo ficará disponível em um hot site, que poderá ser acessado por link dentro do site do GIFE. Além disso, mensalmente, será enviado à Alliance uma reportagem, artigo ou entrevista publicado no redeGIFE, para ser disponibilizado em inglês aos assinantes da revista.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional