Parcerias e alianças evitam superposição de inicia

Por: GIFE| Notícias| 05/03/2001

A soma dos talentos em ações em parceria resulta em benefícios para todos, acredita Marlova Jovchelovitch , coordenadora de Projetos Transdisciplinares e do Programa Cultura de Paz da Unesco. Ela é autora do manual Parcerias e Alianças Estratégicas: Uma Abordagem Prática, que será lançado nesta sexta-feira (9/2), em São Paulo, pelo Instituto Fonte.

redeGIFE – Qual a diferença entre parceria e aliança estratégica?

Marlova Jovchelovitch – Enquanto o conceito de parceria remete para uma união com um fim mais específico, normalmente um projeto ou uma ação, o conceito de aliança estratégica trabalha com a idéia de longo prazo, de uma união mais estável e permanente.As alianças devem proporcionar aos parceiros maior probabilidade de sucesso em um contexto competitivo do que se estivessem sozinhas naquela tarefa, projeto ou empreendimento.

A lógica da parceria é a da intercomplementaridade de recursos e capacidades entre as organizações parceiras. Já na aliança, organizações que poderiam atuar de forma independente diante de uma determinada questão, decidem fazê-lo conjuntamente, motivadas pela consciência da magnitude e complexidade da ação a ser empreendida e, principalmente, pela constatação de que as organizações aliadas compartilham crenças e valores, pontos de vistas e interesses, que as levam a ter um posicionamento estratégico comum diante de uma determinada realidade.

Parceria define relações de curto prazo, relações pontuais em que as organizações se unem para um projeto comum, uma iniciativa, um evento. Organizações podem ser parceiras tradicionais, unir-se com freqüência e costumeiramente para diferentes iniciativas. Mas cada projeto ou iniciativa demandará uma nova conversa e uma nova definição da parceria. No caso das alianças estratégicas pressupõem-se uma relação em longo prazo. São definidos objetivos comuns, a duração da aliança, os termos do compromisso. A aliança envolve um compromisso mais duradouro e de envolvimento maior entre os parceiros, um mergulha mais profundamente no universo do outro. Acontece transferência de tecnologia, know how, recursos, etc.

redeGIFE – O que difere uma parceria ou uma aliança de um patrocínio ou apoio institucional?

Marlova – É importante saber que nem sempre a parceria ou a aliança significam aporte de recursos. Muitas vezes, a parceria e a aliança se dão no campo do conhecimento, da união de esforços, do somatório de recursos humanos. Algumas vezes a parceria ou a aliança pode sim envolver recursos, uma transferência de recursos de uma organização para outra ou o financiamento de parte ou mesmo todo um projeto.

Patrocínio significa recursos, uma organização ou empresa financia a atividade ou projeto de outra e apoio institucional significa um “”empréstimo de credibilidade””, quando uma organização empresta seu nome ao projeto ou atividade de outra organização.

redeGIFE – Por que as parcerias e as alianças estratégicas são vitais para as organizações sem fins lucrativos?

Marlova – Parcerias e alianças estratégicas são vitais não só para organizações sem fins lucrativos. Se você olhar no campo empresarial, dos negócios, a idéiade joint-venture é uma parceria, uma aliança.

O terceiro setor foi buscar no mundo empresarial o conceito de aliança estratégica justamente pela percepção de que, em um mundo globalizado e competitivo, é preciso cada vez mais somar forças e evitar o paralelismo e a superposição de iniciativas. É preciso somar esforços para que possamos juntos construir novos desafios e atingir nossos objetivos.

Tanto parcerias como alianças estratégicas são vistas como um instrumento poderoso para alcançar os objetivos da missão de nossa organização. Cabe lembrar, ainda, que no terceiro setor , tanto as parcerias quanto as alianças estratégicas estão voltadas para importantes objetivos ligados à transformação da realidade buscando ideais de justiça social. A união de forças no terceiro setor permite transformação social.

redeGIFE – Como potencializar os efeitos de uma parceria ou de uma aliança?

Marlova – Sempre é possível potencializar os efeitos de uma parceria ou de uma aliança estratégica. As organizações sempre podem utilizar o know-how, a expertise, a competência técnica, a experiência dos parceiros ou dos aliados para crescer e aprimorar-se.

Três forças significativas criaram um entorno propício para o surgimento tanto das parcerias quanto das alianças estratégicas:

– A procura de capacidades à medida que os limites entre as organizações tornam-se indefinidos;- Recursos escassos e a intensificação da competição por espaço além da crescente necessidade de intervenção na problemática social;- A lacuna entre o que uma organização gostaria de realizar e o que, levando em conta a realidade e seus recursos próprios, pode realizar.

Ao perceber que há, de fato, uma lacuna entre aquilo que gostaria de fazer e o que concretamente pode fazer, as organizações perceberam que era necessário somar forças e descobrir formas de otimizar seus recursos, conhecimentos, potencialidades e que a melhor forma de fazê-lo era somando esforços com organizações afins.

Além disso o avanço da administração moderna que pressiona a fazer cada vez mais com menos recursos e em menos tempo, gera um desafio concreto para as organizações sociais.

Através de parcerias e de alianças estratégicas as organizações podem desenvolver novas atividades, iniciar novos projetos , abrir frentes de atuação, fortalecer seus projetos em andamento, ampliar seu leque de conhecimentos, captar recursos, economizar seus recursos humanos e materiais sem prejuízo do trabalho e aumentar sua capacidade de intervenção. Através das alianças e parcerias uma organização pode superar suas lacunas e preencher espaços importantes onde não é tão forte.

Cabe dizer que a teoria sobre alianças estratégicas e parcerias é tomada emprestada da administração, onde as empresas percebem que só há uma forma de sobreviver em um mundo altamente competitivo e globalizado: a união e a soma de esforços.

redeGIFE – Como surgiu a idéia de escrever o manual Parcerias e Alianças Estratégicas: Uma Abordagem Prática?

Marlova – Na verdade o livro surgiu através de um convite que recebi do Instituto Fonte para que eu pensasse em escrever um Manual sobre parcerias que integraria uma coleção para o terceiro setor.

Fiquei muito honrada com o convite e me dispus a trabalhar o assunto tendo em vista que em minha experiência profissional sempre trabalhei com parcerias e alianças estratégicas e aprendi muito. A idéia era partilhar de forma simples e didática, os conhecimentos que alguns anos de experiência profissional e de vida acadêmica me proporcionaram.

Percebi que parceria é uma arte, construí-las envolve habilidades e um certo talento até. É preciso respeitar cada um dos componentes envolvidos e verificar claramente o que não está sendo dito nas conversas iniciais. É preciso saber ouvir e habilmente descobrir pontos de identidade e aqueles espaços onde a soma dos talentos e das possibilidades individuais resultarão em benefício para todos os envolvidos. Na esfera do conhecimento é fundamental construir parcerias.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional